segunda-feira, 25 de abril de 2016

Remédios com vinho: Como fazer vinhos medicinais

Você já deve ter escutado em algum momento que tomar vinho é benéfico para a saúde, embora este seja muito popular na gastronomia. Hoje, vamos destacar alguns dos benefícios para a saúde do seu consumo, assim como apresentar alguns dos remédios caseiros que podem ser elaborados com o vinho para aliviar sintomas e tratar diferentes condições.

A videira é uma planta trepadeira da família das Vitaceae que agrupa cerca de 600 espécies. Da sua fruta, uvas, se preparam os vinhos.

Os latinos denominavam Vitis a vinha, ou seja, vida, porque “o vinho restaura os espíritos vitais dissipados e conforta, repara, aumenta e fortalece o calor natural considerado como o principal instrumento da vida”. Já os clássicos refletem sobre os usos e virtudes do vinho.

Sobre as origens e invenção do vinho existem diversas opiniões. De acordo com muitos especialistas, existe desde o início do mundo. Mas, na realidade, estabelecer a origem do vinho é uma tarefa muito difícil. Está ligado ao homem desde tempos antigos. Nas regiões próximas do mar Cáspio e do mar Negro aparecem vestígios de vinhedos de cerca de 12.000 anos A.C.

O vinho tem sido utilizado não apenas no mundo da gastronomia, mas também como ingrediente em remédios caseiros e naturais. Normalmente, as ervas e plantas são deixadas macerando nele por certo tempo até que adquiram suas propriedades.

A seguir detalhamos alguns remédios com vinho para aliviar e até mesmo prevenir diferentes doenças.

Remédios caseiros com vinho:
Remédio com vinho impotência: Deixe macerar durante uma semana, 30-40 gramas de frutos ou raízes de angélica triturada em 1 litro de vinho tinto e, em seguida, filtre. Tome 2 xícaras por dia.

Remédio com vinho para varizes: Faça uma decocção de 200 gramas de folhas secas de agrimônia em um litro de vinho e, em seguida, uma vez frio, lave a área afetada.

Remédio com vinho para diabetes: Ferva um litro de bom vinho durante 2 minutos 100 gramas de folhas de sálvia. Deixe esfriar e coe. Beba um copo após cada refeição.

Remédio com vinho para ciática: Despeje um litro de bom vinho branco 50 gramas de raiz de rábano fresco, lavada, mas sem descascar e cortadas finamente. Cubra, deixe descansar por três semanas, coe e beba um copo 2 vezes por dia antes das refeições.

Remédio com vinho para amigdalite: Ferva um copo de vinho branco 3 colheres de sopa de alecrim e adicione 1 colher de sopa de mel de abelhas. Realize gargarejos três vezes por dia.

Remédio com vinho para resfriados ou gripe: Despeje uma cebola grande, descascada e picada em um recipiente de barro e em seguida, adicione 2 copos de bom vinho branco. Deixe macerar durante 24 horas.

Após este tempo, coe, e adicione 150 gramas de mel, assim se dissolverá facilmente. Uma vez bem misturados, conserve em uma jarra de vidro. Beba meia xícara, quatro vezes por dia: em jejum, no meio da manhã, no meio da tarde e antes de deitar. Siga o tratamento durante aproximadamente uma semana. Este é considerado um bom xarope caseiro contra resfriados.

Remédio com vinho para colite: Macere 10 gramas de casca da raiz de romã e 10 gramas de casca esmagada de raiz de simaruba em 750 gramas de vinho tinto tipo Málaga durante duas ou três semanas e, após esse tempo, filtre. Tome ½ xícara uma vez por dia.

Remédio com vinho para reumatismo: Macere 3 raízes secas celidônia em um litro de vinho branco durante 12 horas. Passado esse tempo, aplique mediante massagens e fricções sobre a área com dor.

Remédio com vinho para combater a tosse: Durante nove dias, deixe macerar 70 gramas de raiz de helenio em 1 litro de Jerez. Beba três xícaras por dia após as refeições. Este remédio, igualmente, tonifica o corpo.

Remédio tonificante com vinho para o estômago: Macere 150 gramas de frutos de erva-doce em 1 litro de vinho branco durante uma ou duas semanas. Tome ½ xícara 30 minutos antes das refeições.

Remédio com vinho para dores musculares: Macere 20 gramas de folhas secas de alecrim em 1 litro de vinho branco e deixe repousar uma semana em um local fresco, mexendo ocasionalmente. Coe e beba um ou dois copos por dia. Também podem deixar macerar, durante 2 dias, 30 gramas de ramos floridos de alecrim em um litro de vinho tinto para aplicar externamente em áreas onde se apresentam dores musculares, contusões ou quando se sente cansado.

Remédio com vinho para retenção de líquidos # 1: Macere 100 gramas de sálvia em 1 litro de vinho branco ou Jerez por nove dias, filtre e esprema o resíduo. Deixe repousar um dia e decante sobre um filtro de papel. Beba um copo (100 gramas) para facilitar a expulsão de líquidos (urina) e também para reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Remédio com vinho para retenção de líquidos # 2: Macere 250 gramas de casca de sabugueiro em 1 litro de vinho branco durante 15 dias. Beba dois copos por dia para efeitos diuréticos.

Remédio sedativo com vinho: Lave 150 gramas de raiz fresca de valeriana, esmague e despeje em 1 litro de vinho Jerez. Remova todos os dias e, transcorridas algumas semanas, filtre. Beba duas ou três xícaras por dia.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.