quinta-feira, 28 de abril de 2016

TPM: hormônios realmente afetam o humor?

Estrógeno é muito mais presente em mulheres e tem responsabilidade nas alterações

Entra mês, sai mês, lá vem menstruação, lá vai tensão pré-menstrual (TPM. Nem é preciso ser especialista, nem muito observador para perceber uma clara diferença: as mulheres têm muito mais alterações de humor do que os homens. E esta estreita relação humoral-hormonal, obviamente, tem tudo a ver com esta montanha russa de emoções.

O papel do estrógeno
O estrógeno é o principal hormônio feminino. É ele que, na época na puberdade transforma o corpo da mulher conferindo a ela as curvas femininas, com acúmulo de gordura em regiões específicas. Além disso, o estrógeno auxilia a maturação dos óvulos (ainda folículos nos ovários) preparando o corpo para uma futura gestação, e junto com a progesterona, faz com que o ciclo menstrual aconteça.

Mas o estrógeno não tem apenas um papel estrutural no nosso corpo. Ele também vai modelar o cérebro ao longo da vida, desde dentro do útero das mães, na adolescência e vida adulta. A ação dele, combinada com outros hormônios, vai determinar a diferença de comportamento básica entre homens e mulheres. Estudos avançados em neurociência demonstram que, apesar de homens e mulheres terem estrógeno agindo nos seus cérebros (homens bem menos que as mulheres) é justamente pela diferença de quantidade, mas também pela diferença nos receptores destes hormônios, que teremos diferentes respostas de comportamentos entre os sexos. Este é um campo de estudos que ainda começa a ser desvendado.

Estrógeno na TPM
Além dessa ação mais cerebral, nas mulheres o estrógeno está intimamente relacionado com o humor. É na TPM que ele mostra seus efeitos mais importantes. Quando falamos em TPM, os sintomas da redução do estrógeno próximos à menstruação estão relacionados à depressão, raiva sem razão, perda de concentração ou memória e sentimentos de menos valia.

E junte-se ao estrógeno a ação e outros hormônios do organismo: nosso conhecido hormônio cortisol, liberado na corrente sanguínea em períodos de maior estresse, os hormônios da tireoide... enfim, são vários ingredientes que devem estar na proporção correta para que a receita do humor esteja sempre equilibrada.

Tratando a TPM
Se é observada uma oscilação de humor no período da TPM, o primeiro passo é uma boa conversa com seu médico. Geralmente o ginecologista já pode identificar se haverá necessidade de tratamento. Uma das possibilidades é o uso dos anticoncepcionais de baixas doses, que pode evitar as oscilações hormonais maiores e com isso prevenir as alterações do humor. Em outros casos, O uso de antidepressivos ou ansiolíticos pode ser indicado.

fonte:minhavida.com.br
por Dra. Andressa Heimbecher Soares
Endocrinologia e Metabologia - CRM 123579/SP
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.