terça-feira, 26 de abril de 2016

Veganismo pode salvar o mundo: estudo


Em 2050, devemos ter uma população mundial de 9,7 bilhões de pessoas. Uma questão que tem preocupado muitos pesquisadores é: como vamos alimentar todas elas? Uma pesquisa conduziu centenas de simulações com diferentes cenários. O objetivo era descobrir em quais deles é possível alimentar toda essa gente sem aumentar a área mundial explorada pelo ser humano para plantações e criações.
Essas simulações incluíram fatores como melhora na tecnologia da agropecuária e tipos de alimentos produzidos. A pesquisa mostrou que a variável mais poderosa é o tipo de dieta da população mundial. Não importa o quanto melhoremos nossas técnicas na agropecuária, o tipo de alimentos que produzimos é o que faz a maior diferença nesses cenários.

Vegetais x carne
A pesquisa publicada na revista Nature Communications mostra que nos cenários em que todos no mundo consumiriam dieta vegana, 100% das variáveis testadas foram possíveis sem aumentar a área utilizada. Já os cenários que envolviam consumo de carne tiveram apenas 15% de sucesso.
Isso porque – entre pastos, plantações de grãos para ração animal e a área usada pelos próprios animais – precisamos de uma enorme área para a criação de animais para abate: quase o dobro da necessária para a plantação de grãos e vegetais para o consumo humano.
Mundo idealizado

O estudo tem um ponto fraco: não leva em conta o cenário político e econômico mundial. Nos cenários estudados, a comida sempre chegaria aos locais em que é necessária. Sabemos que a realidade é bem diferente, com abundância nos países ricos e escassez nos pobres.
O que a pesquisa quer mostrar, porém, é que é possível que tenhamos que mudar nossa dieta em breve, pelo bem do planeta e para que os outros possam comer também. [Science]

fonte:hypescience.com
por Juliana Blume
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.