terça-feira, 12 de abril de 2016

Resolver um mistério da genética em Diabetes Tipo 1

Pesquisa revela função do gene associado a maior risco de ataque auto-imune.

BOSTON – Na diabetes tipo 1, o sistema imunitário ataca as células produtoras de insulina do corpo. O cientista deu a entender razoavelmente como esse ataque auto-imune progride, mas eles não entendem o que desencadeia o ataque ou como pará-lo, diz Stephan Kissler, Ph.D., Investigador na Seção de Imunobiológicos em Joslin Diabetes Center e Professor Assistente de Medicina na Harvard Medical School.

Stephan Kissler, Ph.D., pesquisador na Seção de Imunobiológicos em Joslin Diabetes Center e Professor Assistente de Medicina na Harvard Medical School.

Mutações em dezenas de genes aumentam o risco da doença por pequenas, mas significativas quantidades, e os pesquisadores estão descobrindo dolorosamente como cada gene pode contribuir. Agora, o laboratório Kissler mostrou uma maneira em que um tal gene, chamado RGS1 (regulador do G-proteína de sinalização 1), podem ajudar a promover o ataque autoimune.

No ataque, as células do sistema imunológico chamadas células T se infiltrar no pâncreas e danificar as células beta produtoras de insulina. Um outro tipo de células imunitárias chamadas células B e produção de anticorpos também estão envolvidos. Em um modelo de rato com diabetes tipo 1, RGS1 afeta a população de um tipo de célula T chamado de “célula auxiliar folicular T” que é fundamental para as células B e produção de anticorpos, Dr. Kissler e seus colegas relataram recentemente em Genes and Immunity.

“Em poucas palavras, o que descobrimos é que este gene tem um efeito sobre a frequência destas células auxiliar folicular T, que são importantes para as células B e parecem ser importantes para a doença”, diz Dr. Kissler, que também é um professor assistente de medicina na Harvard Medical School.

A descoberta foi particularmente surpreendente porque os estudos clínicos descobriram que o número destas células no sangue é maior em pessoas com diabetes do tipo 1.

No entanto, o grupo do Dr. Kissler descobriram que a redução dos níveis da proteína RGS1 não retardam a progressão da doença em cobaias de ratinhos, sugerindo que pode não oferecem um grande potencial para o tratamento humano.

“Inibir RGS1 não previne a diabetes autoimune de acontecer, que é um pouco decepcionante, mas não surpreendente, pois qualquer um desses genes nos seres humanos tem um efeito muito pequeno de risco”, diz Dr. Kissler.

Conheca Viva Zero
O laboratório concentra-se em genes associados a maior risco de diabetes tipo 1 que também desempenham um papel em outras doenças autoimunes. Além disso, o grupo do Dr. Kissler estreitaram dentro em genes tais como RGS1 que ajudam a regular a migração celular. Mutações RGS1 estão associados a várias doenças autoimunes, incluindo esclerose múltipla, e uma migração de células alvo medicamento foi aprovado para o tratamento de esclerose múltipla, observa.

Enquanto os cientistas tinham especulado que a inibição RGS1 reduziria a migração de células T no pâncreas, eles não encontraram evidências de que o movimento em seus ratos cobaias. Eles descobriram que a inibição mudam as maneiras das células que se movem dentro de nódulos linfáticos e no baço, órgãos em que as células auxiliares foliculares T interagem com células B para promover a produção de anticorpos.

Várias peças de evidência sugerem que as células B são grandes jogadores na diabetes tipo 1, diz o Dr. Kissler. Entre eles, certos anticorpos que estão ligados ao ataque autoimune e produzidos pelas células B e são os indicadores mais conhecidos para risco de diabetes tipo 1.

Nódulos linfáticos e do baço têm regiões “foliculares” cheios de células B e outras regiões cheias de células T. “O gene RGS1 é importante para permitir que as células T ativadas se movam para as regiões com todas as células B, onde ajudam a células B serem ativadas e produzirem anticorpos”, explica ele. “Estas são as células auxiliares folicular T. Se você não tem alguma destas células, a produção de anticorpos não funciona mais. ”

“No geral, as células auxiliares foliculares T são importantes para as células B, você tem mais dessas células T em pessoas com diabetes tipo 1, que parecem ser muito importantes para a doença, e nós temos uma nova explicação de por que RGS1 tem sido implicada “Dr. Kissler resume.

“Nós estamos continuando testando uma série de outros genes para ver se um nos parece ser um modificador muito potente de diabetes tipo 1″, acrescenta. “” Quanto mais peças do quebra-cabeça pode estabelecer, melhor a imagem que temos de descobrir as melhores formas de intervir na doença. E este pedaço de informação sobre RGS1 pode se tornar valioso para que saibamos mais sobre outros genes, porque pode cair no lugar no quebra-cabeça “.

O site Diabete.Com.Br avisa: As informações contidas neste site não se destinam ou implica a ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Todo o conteúdo, incluindo texto, gráficos, imagens e informações, contidos ou disponíveis através deste site são apenas para fins informativos gerais. As opiniões expressas aqui são as opiniões de escritores, colaboradores e comentaristas, e não são necessariamente aqueles de Diabete. Com.Br. Nunca desconsidere o conselho médico profissional ou demorem a procurar tratamento médico por causa de algo que tenha lido ou acessado através deste site.

fonte:diabete.com.br
Joslin Diabetes Center
Por: Stephan Kissler, Ph.D.
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.