terça-feira, 26 de abril de 2016

Menstruação Irregular e Fertilidade

A maioria das mulheres apresenta um ciclo menstrual irregular e isso geralmente não representa nenhum problema de saúde ou preocupação. O que se sabe é que existe uma relação entre a menstruação e a fertilidade, já que se não existe ovulação não é possível ocorrer à concepção. A seguir vamos te dar informações sobre a relação que existe entre a menstruação e a fertilidade para que você entenda melhor o assunto.

As menstruações irregulares são um problema bastante comum, apenas duas de cada três mulheres têm ciclos regulares e normais.

Vejamos o que é um ciclo regular ou irregular.
Considera-se um ciclo regular o que ocorre a cada 21 a 35 dias, com um sangramento normal (entre 20 e 60 mililitros) que dura entre dois e cinco dias.

As alterações do ciclo menstrual, mais frequentes são:
Intervalos irregulares: quando a menstruação ocorre em intervalos que diferem muito de um ciclo para outro. Por exemplo, se em um mês dura 28 dias e no mês seguinte 18 ou 35.
Ciclos muito curtos ou muito longos: a menstruação ocorre de forma regular, mas em intervalos de menos de 21 dias, isso se chama polimenorreia.Os ciclos regulares, mas muito longos (mais de 35 dias) são chamados oligomenorreia.

Sangramento anormal: denomina-se sangramento anormal os que são excessivos, que duram mais de 5 dias (menorragia), ou a menstruação com um sangramento muito fraco (hipomenorragia).Também existe a hemorragia intermenstrual, que é o sangramento entre os ciclos normais.
Ausência de menstruação: é quando a menstruação é interrompida por um período de mais de três meses, sem causa aparente (gestação e lactação).

Causas de menstruação irregular:
Na maioria dos casos, as irregularidades na regra não envolvem gravidade, muitas vezes resultam de alterações normais que ocorrem na vida reprodutiva como é o caso do ano imediatamente há quando ocorre à primeira regra, depois de ter um filho, por lactação, menopausa, etc.

No entanto, uma percentagem dessas alterações está relacionada com problemas de fertilidade.

As alterações menstruais podem estar relacionadas diretamente com um distúrbio ovulatório, como é, por exemplo, a síndrome dos ovários policísticos.

Também podem ser devido ao estilo de vida das mulheres, como o exercício excessivo, distúrbios alimentares, estresse contínuo, etc.

Menstruação e fertilidade:
Na maioria dos casos, as causas das alterações menstruais comprometem as possibilidades de gravidez. Mas, ainda mulheres com ciclos irregulares, podem engravidar de forma natural em qualquer um dos seus ciclos.

Em ciclos irregulares não se pode determinar quando a ovulação irá ocorrer, portanto, para aumentar as possibilidades de sucesso na gravidez, o casal tem que ter relações sexuais regulares.

Quando se trata de um caso de ausência de ovulação (anovulação), a concepção não é possível, e é necessário recorrer a outros métodos, como é o caso da estimulação do ovário.

O ciclo menstrual mais adequado para a gravidez:
Diversos estudos científicos determinam que uma mulher, mesmo com um ciclo regular pode ter maiores ou menores chances de engravidar.

Aquelas com ciclos que duram entre 30 e 31 dias, com menstruações que duram cerca de cinco dias, apresentam maiores possibilidades de engravidar do que aquelas que não.

Paralelamente a isso, outras conclusões a que chegaram os especialistas é que, se consegue a concepção em ciclos mais curtos ou mais extensos, há mais chances de sofrer um aborto espontâneo.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.