quinta-feira, 28 de abril de 2016

Exercício: Uma ótima maneira de fortalecer os ossos e articulações



Com o passar dos anos o nosso corpo envelhece e com isso ossos e articulações se veem enfraquecidos, podendo ser afetados com dores ou condições como a osteoporose ou artrite. Para retardar esse processo alguns exercícios físicos podem ser de grande ajuda para fortalecer os ossos e manter as articulações saudáveis. A seguir te contamos quais são os exercícios que podem te beneficiar para combater a passagem do tempo.

Os problemas articulares são muito comuns em adultos, especialmente os idosos, já que estas se desgastam com o tempo e podem causar dor. Um conselho para diminuir o efeito da passagem do tempo é fazer exercício. Descubra que tipo de atividade é melhor para manter as articulações fortes e saudáveis.

“Os anos não vêm sozinhos”, diz o ditado popular. E o corpo sabe disso muito bem. É comum, por exemplo, que com o passar do tempo apareçam dores nas articulações e nos custe mais trabalho fazer certos movimentos que desde criança resultavam tão simples e naturais.

A articulação se encontra onde se unem dois ou mais ossos, como o joelho, quadril, cotovelo ou ombro. Esta pode ser danificada por várias razões, como a artrite ou a utilização contínua, o que faz com que se desgaste e provoca dor, rigidez e inflamação.

Felizmente, embora não possamos parar a roda do tempo, existem duas ações que sim podemos tomar para retardar seus efeitos sobre a saúde: uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios. Por exemplo, a atividade física regular te ajuda a:

Manter a densidade óssea à medida que envelhecemos.
Reduzir a dor nas articulações.
Evitar esses quilos a mais que podem exercer mais peso sobre as articulações.
Manter o equilíbrio e, assim, evitar quedas que podem danificar seus ossos e articulações.

E se de entrar em movimento se trata, existem algumas atividades que são mais eficazes do que outras para manter articulações saudáveis e protegidas. Anote:

Exercícios de fortalecimento: ter músculos mais fortes ajuda a retardar a perda de densidade óssea e prevenir a osteoporose, assim como proteger as articulações. Podem ser feitos usando pesos, máquinas, bandas ou simplesmente o peso do seu próprio corpo. Mas é preciso fazê-los bem para que não se machuque e para que obtenha benefícios.
Exercícios aeróbicos: são projetados para aumentar a circulação de oxigênio em seu corpo. Podem ser de força ou resistência, como subir escadas, dançar ou caminhar, ou mais leves, como o ciclismo ou natação. Os primeiros aceleram a frequência cardíaca e te ajudam a manter os ossos fortes e as articulações saudáveis, enquanto que os segundos saem em resgate dos músculos, coração e pulmões, embora não seja a melhor opção para fortalecer os ossos.

Exercícios de flexibilidade e equilíbrio: ajudam-te a manter a capacidade dos movimentos. Por exemplo, você pode fazer alongamento, yoga ou Tai Chi, pelo menos três vezes por semana, tomando cuidado para não esticar demais e de pré-aquecer o corpo alguns minutos antes, para evitar lesões.

Os exercícios aquáticos também têm se mostrado eficazes para fortalecer os músculos e evitar quedas. Mas seja qual for que escolher, lembre-se sempre de consultar seu médico antes de iniciar qualquer nova rotina de exercícios, para que possa te orientar e te advertir se deve evitar algum tipo de movimento ou atividade, se você tiver alguma condição de saúde.

Além disso, aprenda a distinguir a “dor saudável” de uma dor por uma lesão, para evitar problemas. Desde então, comece gradualmente, sem exigir demais, e adicione mais intensidade somente após um tempo, quando seu corpo está pronto para avançar.

Com essas informações, você já está pronto para lutar com a passagem do tempo. O que você espera para entrar em ação? É a chave para fortalecer seus ossos e articulações.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.