quinta-feira, 28 de abril de 2016

Pólipos intestinais podem ser sintoma inicial de câncer colorretal

Colonoscopia é a melhor forma de detectar o problema e evitar complicações

Os pólipos intestinais são lesões semelhantes a verrugas que surgem no cólon (intestino grosso). Tais lesões surgem a partir da proliferação desordenada de células do próprio cólon. Existem diversos tipos de lesões que podem se manifestar como pólipos, sendo estes classificados como neoplásicos (adenomas) ou não-neoplásicos (hiperplásicos, inflamatórios ou hamartomas).

Os adenomas são consideradas lesões "pré-câncer", sendo possível detectar no material colhido na biópsia um crescente grau de displasia (transformação) em direção ao adenocarcinoma, tipo mais comum de câncer de cólon. Em geral, o surgimento dessas lesões antecede em 10 ou 15 anos o aparecimento da lesão maligna.

A maioria dos pacientes com pólipos são assintomáticos, ou seja, não apresentam nenhum sintoma, e descobrem o problema com um exame de rastreamento, como a colonoscopia. O aspecto macroscópico de um adenoma é indistinguível daqueles pólipos não-neoplásicos (não cancerígenos), sendo que todos aqueles encontrados em uma colonoscopia deverão ser retirados para serem analisados por um patologista.
É possível prevenir

O câncer colorretal preenche alguns critérios que o torna o protótipo ideal de um câncer prevenível por exames de rastreamento: a doença tem uma alta incidência, é altamente curável se diagnosticada precocemente e possui lesões pré-câncer com um longo tempo até se tornar invasiva.

Dentre os exames que se mostraram eficazes no rastreamento do câncer colorretal, a colonoscopia se mostra útil não só como ferramenta diagnóstica, mas também terapêutica, retirando pólipos no mesmo procedimento. A colonoscopia é recomendada a partir dos 50 anos na população geral, sendo que o intervalo até o próximo exame varia conforme seus achados, sendo de 10 anos naqueles com o exame normal.

A importância do diagnóstico precoce está em encerrar já no início o longo processo que leva a formação de um tumor invasivo a partir de um adenoma ou ainda de fazer o diagnóstico do adenocarcinoma ainda em estágios iniciais, quando há maior chance de cura.

fonte:minhavida.com.br
Dr. Tiago Biachi de Castria
Oncologia - CRM 141396/SP
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.