sexta-feira, 29 de abril de 2016

Principais Óleos essenciais para fortalecer as defesas


Existem inúmeros tipos de óleos essenciais que podem ser úteis, tanto para a sua saúde como para o seu cuidado pessoal e da sua casa. Em nosso artigo vamos falar sobre os principais óleos essenciais e como utilizá-los tanto para a saúde como para o cuidado da sua casa, mas esteja sempre atento as quantidades e formas de utilizá-los já que estes são muito concentrados.

Os óleos essenciais têm muitas propriedades benéficas para o organismo como um todo. Existem de todos os tipos, extraídos tanto de plantas como de frutas e cada um conta benefícios específicos, de acordo com o que seja necessário, desde as dores musculares até liberar o estresse. Neste artigo, revisamos todo o que é importante sobre os óleos e um guia dos mais destacados.

Os óleos essenciais são substâncias que se encontram em diferentes tecidos vegetais. Estes compostos químicos são naturais, derivados da planta da qual são extraídos (por destilação ou maceração) e em geral são usados como remédio caseiro em muitas situações. O mais comum é utilizá-los em aromaterapia, mas também são benéficos no âmbito da saúde e da cosmética.

Cada óleo essencial contém as propriedades específicas da planta da qual é obtido. Por exemplo, um óleo essencial pode ser calmante (jasmim) enquanto outro tem a capacidade para estimular o sistema nervoso (alecrim). Alguns se destacam por suas propriedades bactericidas (tomilho), enquanto outros têm uma maior capacidade analgésica (hortelã), etc. Em seguida, existem os mais específicos em suas funções de antibiótico, antisséptico, regenerador celular, etc.

A maneira que atuam depende de como entram no corpo, seja por via oral (note que isso deve ser supervisionado por um especialista), via respiratória graças às suas partículas voláteis que evaporam no ar e inclusive por via tópica, o mais comum no momento da massagem.

Existem várias marcas que comercializam óleos essenciais, algumas mais caseiras e independentes e outras que fizeram uma grande indústria em torno dos cosméticos naturais. Aqui destacamos os óleos mais famosos e como atuam em nosso corpo.

Óleo da árvore do chá: é antiviral, antifúngico e antisséptico. Funciona perfeitamente em pessoas alérgicas ou que sofrem de psoríase. É um grande salvador no momento dos problemas mais comuns, como fungos ou verrugas, inclusive na dor de garganta. Desinfeta sem danificar o tecido saudável (em feridas abertas também) e é usado de diversas formas, inalações, vaporizações, enxagues, banhos locais ou gargarejos.

Óleo de lavanda: é o anti-estresse por excelência. Seu aroma floral, fresco e com uma base de plantas, acalma e aquieta os nervos, a ansiedade e colabora no descanso. Pessoas nervosas ou com enxaquecas são as que mais consomem. Além disso, tranquiliza outros desconfortos como os que são causados por queimaduras, eczema e alergias. Em casa serve como repelente de mosquitos e mariposas, e seu aroma ambienta convidando ao relaxamento absoluto.

Óleo de limão: é energizante, seu aroma penetrante se faz presente para liberar a energia bloqueada e estimula a criatividade e concentração. Ajuda a memória e promove a boa energia no ambiente. Além disso, em nível de saúde possui propriedades adstringentes da pele e regula sua oleosidade. Também pode ser utilizado como repelente de insetos ou desinfetante em casa. O único cuidado ao usá-lo direto sobre a pele é evitar a exposição ao sol entre as 12 e 24 horas para evitar manchas por foto sensibilidade na pele.

Óleo de bergamota: atua em nível emocional proporcionando efeitos positivos sobre as pessoas que se sentem deprimidas, tristes, com dificuldade para enfrentar o dia. Promove esta atitude de alegria que todos nós buscamos, melhora o humor e reduz a ansiedade. É um equilibrante por natureza e também purifica o ambiente com o seu aroma intenso. Outro uso doméstico pode ser como repelente de insetos, mas sempre com o cuidado de evitar o sol se foi colocado sobre a pele.

Óleo 31: é composto por uma exclusiva mistura de 31 óleos essenciais diferentes (puros 100%), que fornece diversos benefícios, de acordo com sua forma de aplicação. É a excelência de todos os produtos, já que serve para todos os tipos de situações, acalma dores reumáticas e musculares, refresca e reanima, aumenta o bem-estar físico, ajuda a aliviar rapidamente as dores de cabeça, libera as tensões, etc. Pode ser usado de muitas maneiras: em fricção, massagem, inalação, aromaterapia, vaporização, compressas, etc.

Os óleos essenciais são produtos que nunca devem faltar em casa, são totalmente inofensivos para a saúde e não têm qualquer efeito adverso em seu uso. É o complemento perfeito para todos os dias em que necessitamos dessa dose extra que nos ajude.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.