quarta-feira, 6 de abril de 2016

O que é Microcefalia

A microcefalia é uma doença que retrai o crescimento da cabeça e cérebro do indivíduo. Ou seja, uma criança com microcefalia terá o crescimento da sua cabeça e cérebro prejudicados, que acarretará em prejuízo mental.



Quando nascemos os ossos de nossas cabeças são separados, e se unem com o tempo. Nos fetos atingidos pela microcefalia esse processo acontece mais rápido, ou seja, os ossos se unem muito cedo e isso prejudica o desenvolvimento dos cérebros que, por sua vez, impede que a criança desenvolva suas capacidades de maneira regular.


A criança com Microcefalia
A criança atingida pela microcefalia precisa de cuidados por toda a vida. Mas existem exceções para essa regra, e elas serão percebidas logo no primeiro ano de vida da criança. Essa "dependência" está ligada ao quanto o cérebro conseguiu se desenvolver e quais as partes dele que foram mais atingidas.



O diagnóstico de microcefalia ocorre quando o tamanho da cabeça da criança com um ano e três meses é inferior à 42 centímetros, mas a doença pode ser identificada antes disso por outros modos.
Consequências da microcefalia

As consequências da microcefalias são muitas, e algumas delas podem ser bastante graves. Veja algumas delas:

Atraso mental;
Déficit intelectual;
Paralisia;
Convulsões;
Epilepsia;
Autismo;
Rigidez dos músculos


Tratamento para microcefalia
Apesar de não haver tratamento específico para a doença, existem atitudes e medidas que podem ser tomadas e que reduzem alguns sintomas. Fisioterapia é um dos tratamentos a ser adotado. O atingido por microcefalia precisará de fisioterapia constante por toda vida, e só assim desenvolverá melhor seus músculos e prevenirá complicações respiratórias, por exemplo.

Mais sobre O que é Microcefalia


Essas alterações citadas acima acontecem normalmente porque o cérebro precisa de espaço suficiente para crescer e atingir seu tamanho ideal, e com o crânio fechado antes de atingir a formação óssea completa, o cérebro para de crescer. Com isso ele acaba por não formar algumas de suas funções.

A microcefalia é classificada como primária quando os ossos do crânio se fecham até o sétimo mês de gravidez, a secundária quando esse fechamento acontece no final da gravidez ou até mesmo após o nascimento da criança.
O que pode causar microcefalia?

Muito tem se falado do Zika vírus como causa da microcefalia, mas ela pode ser causada por outras formas, como má formação genética. Veja algumas causas da microcefalia:



Infecções como rubéola, citomegalovírus e toxoplasmose;
Ingestão de substâncias ilícitas durante a gestação
Síndrome de Rett;
Contaminação por mercúrio ou cobre;
Meningite;
Desnutrição;
HIV materno;
Doenças metabólicas na mãe, como fenilcetonúria;
Radiação durante a gestação;
Alguns medicamentos.

Saiba mais sobre microcefalia no vídeo a seguir:



fonte:blogers.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.