quarta-feira, 20 de março de 2013

10 dicas de alimentação para a gota


A gota é uma doença que atinge as articulações e é caracterizada por inflamação e dor intensa. Os sintomas são decorrentes do acúmulo de ácido úrico no organismo, que pode ocorrer devido a problemas genéticos, falha renal ou dieta inapropriada. Antigamente a gota era conhecida como “a doença dos reis”, uma vez que está intimamente associada a dietas ricas em gorduras e produtos cárneos. Uma das maneiras de controlar as crises de gota é ter uma alimentação adequada. Veja nossas dicas para ter uma alimentação adequada e evitar a gota.


1. Beba muita água. A água ajuda o corpo a eliminar o excesso de ácido úrico e outras toxinas, além de favorecer a diurese e depuração do sangue. Evite beber refrigerantes e sucos adoçados. Beba, de preferência, mais de 2 litros de água por dia.

2. Obtenha suas necessidades diárias de proteínas de produtos lácteos de baixa caloria. Isso inclui queijo cottage, queijos feitos com leite desnatado, ricota, e outros derivados com baixa porcentagem de gordura.

3. Limite seu consumo de carne. Isso inclui carne vermelha e branca. Reduza a ingestão frutos do mar, uma vez que eles são ricos em purinas e podem desencadear as crises de gota.

4. Reduza o consumo de álcool. O álcool, além de reduzir a excreção de ácido úrico, favorece a formação de gota, sobretudo em homens. A cevada, contida na cerveja, é rica em purinas.

5. Controle o seu peso. O sobrepeso e obesidade são fatores de risco para o aparecimento da gota. Tenha uma dieta composta por frutas, legumes e vegetais e pratique atividades físicas para reduzir o ganho de peso.

6. Reduza a ingestão de doces. A quantidade excessiva de açúcar refinado pode desencadear diabetes. Estudos têm demonstrado que altos níveis de insulina no sangue podem levar a níveis elevados de ácido úrico. Evite alimentos com alto teor de xarope de frutose e açúcar, como balas, bolos, chocolates, etc.

7. Reduza a quantidade de pães. O fermento usado para produzir os pães são ricos em purinas, que aumentam a quantidade de ácido úrico no sangue.

8. Consuma alimentos com baixo teor de purinas. Isso inclui derivados do leite, vegetais (como couve, repolho, alface), frutas, cereais e farináceos derivados de trigo. ATENÇÃO: leguminosas (como feijão, soja, grão de bico, ervilha, lentilha, etc) têm teor intermediário de purinas.

9. Evite miúdos. Isso inclui fígado, coração, língua, rim, miolos. Evite também carnes curadas e em conserva, como salsichas, bacon, derivados de cabrito, carneiro, vitela, salame, etc.

10. Ingira vitamina C. Estudos mostram que a ingestão de vitamina C ajuda a reduzir a quantidade de ácido úrico no sangue. Dessa forma, ingira frutas como laranja, acerola, pitanga, etc.

Converse com o seu médico ou nutricionista para saber quais as necessidades diárias de proteínas você precisa.

fonte:http://www.criasaude.com.br/10-dicas-de-alimentacao-para-a-gota.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.