quarta-feira, 20 de março de 2013

A cura do câncer ou um grande negócio


SÃO PAULO - A indústria médica de câncer, segundo as previsões, deverá tornar-se, nos próximos anos, o mais lucrativo setor terapêutico mundial. Essa indústria é dominada por dois gigantes farmacêuticos, sediados na Suíça, Roche e Novartis.


Analistas econômicos da IMS Health, em Connecticut, preveem que o mercado de produtos de câncer chegue à casa dos 75 bilhões de dólares (CHF 71 bilhões), até 2015, representando um aumento de cerca de 40% sobre os 100,000 por ano – os doutores têm que avaliar se os benefícios médicos obtidos compensam as despesas. Algumas vezes pacientes chegam a ser aconselhados a suspenderem o tratamento oncológico, diz o oncologista Thürlimann.

“Com custos crescentes não somente apelamos para a eficiência como para dados estatísticos que comprovem os benefícios para o paciente” disse Thürlimann.

“Podemos testar se uma droga funciona com uma dose menor ou em um período mais curto de tempo ou ainda levamos em consideração indícios que fogem à lógica de mercado para as indústrias farmacêuticas.

“Um animal arisco”

Quando o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, declarou “guerra ao câncer”, em 1971, muitas pessoas acreditaram que pesquisadores médicos venceriam a doença dentro de dez anos. A missão, entretanto, se revelou muito mais complexa.

Como área de pesquisa, os estudos do câncer podem ser menos fragmentados e melhor unificados do que outras enfermidades. Na Suíça, cerca de 40% das pesquisas médicas em pacientes são conduzidos na área de oncologia, juntamente com 38 diferentes campos de pesquisa – incluindo doenças cardiovasculares, imunologia e desordens mentais – complementando o restante, segundo Thürlimann.

Mas apesar de o genoma humano ter sido completamente ‘genotipado’, há dez anos, o câncer ainda é um “um animal arisco”, Frings disse - à swissinfo.ch - em linguagem metafórica. Muitos dos mecanismos que provocam 250 diferentes tipos de tumores malignos ainda não foram satisfatoriamente identificados e exigem uma diferente abordagem.

As células cancerígenas infiltram-se no corpo humano, ganham experiência, aprendendo a fugir, passar por mutações, dividir-se, crescer e desenvolver resistências. Progressos e incursões visando desvendar mecanismos e superar todas estas proezas típicas surgem geralmente passo a passo ao longo das décadas, Frings explica.

Mesmo assim, para a Roche, o fato de o câncer ser baseado em definidos mecanismos biológicos, é também uma bênção. É muito mais fácil pesquisar o câncer que doenças multifatoriais, em que o meio ambiente, as atitudes ou a idade podem desempenhar o papel principal, observa Stefan Frings.

Fonte: © Swissinfo.ch, 14.03.2013
http://www.criasaude.com.br/a-cura-do-cancer-ou-um-grande-negocio.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.