terça-feira, 12 de março de 2013

Salame, salsicha, bacon, nuggets e outras carnes processadas podem te matar prematuramente

Se você é um consumidor voraz de salame, bacon, nuggets e outros tipos de carne processada, cuidado: um estudo realizado com mais de 440 mil pessoas mostrou que o consumo excessivo desses alimentos pode aumentar suas chances de morrer de câncer ou de doenças cardíacas.

Durante uma média de 12,7 anos, a Epic (Investigação Europeia Prospectiva de Câncer e Nutrição) acompanhou homens e mulheres de 35 a 69 anos por meio de questionários sobre os alimentos que haviam consumido nos 12 meses anteriores. Ao longo do estudo, um em cada 17 participantes morreu e, mesmo levando-se em conta outros fatores de risco (como sedentarismo ou consumo de álcool ou tabaco), aqueles que comiam mais de 160g de carne processada diariamente tiveram 44% mais chances de morrer do que aqueles que comiam em média 20g.

Carne processada é aquela que, para permanecer conservada por mais tempo, passa por procedimentos como defumação, cura e adição de sal ou de conservantes químicos. Exemplos: bacon, salame, salsicha e nuggets.
De acordo com os pesquisadores, o excesso desse tipo de carne aumentou em 72% as chances de morrer de doenças cardíacas (como ocorreu com cerca de 5,5 mil participantes) e em 11% de morrer de câncer (em torno de 10 mil participantes).

“De modo geral, estimamos que 3% das mortes prematuras que ocorrem todos os anos poderiam ser evitadas se as pessoas comessem menos de 20g de carne processada por dia”, destaca a pesquisadora Sabine Rohrmann, da Universidade de Zurique (Suécia).
Nesse caso, por que não há um índice de mortalidade especialmente elevado em países onde o consumo de presunto de parma e salames (ambos “processados”) é alto, como a Itália? Embora não seja um hábito saudável, ele é contrabalanceado por outros, como o consumo de frutas, vegetais, vinho e óleo de peixe – o que não é uma desculpa para abusar na hora de comer bacon.[BBC News, RTÉ News, BMC Medicine]

Por Guilherme de Souza
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.