quinta-feira, 21 de março de 2013

Carne processada é responsável por uma em cada 30 mortes

Estudo afirma que bacon e presunto elevam risco de doenças cardíacas

Feita com a combinação de restos de animais e com alto teor de gorduras, as carnes processadas são conhecidas por não trazer qualquer benefício à saúde. Agora, uma pesquisa da British Heart Foundation feita em dez países da Europa descobriu que o consumo excessivo desses alimentos é responsável por uma em cada 30 mortes no continente. O trabalho foi publicado em março na revista BMC Medicine.

Os cientistas avaliaram os hábitos alimentares de 450 mil pessoas por meio de questionários, além de acompanhar o histórico médico dos participantes durante 13 anos em média. Destes, 26.344 pacientes morreram durante o estudo, sendo que os que consumiam carne processada com frequência tinham 44% mais probabilidade de morrer prematuramente do que os demais, principalmente em decorrência do câncer ou doenças cardiovasculares. A pesquisa apontou ainda que aqueles que comiam mais de 160 gramas de carne processada diariamente - o que equivale a três salsichas - tinham 72% mais chances de morrer de doenças cardíacas.

Segundo os autores, se a sua refeição é recheada de bacon, presunto e salsicha, o melhor é rever os hábitos alimentares. A partir dos resultados do estudo, os especialistas sugerem um limite de 20 gramas por dia de carne processada, isso se a pessoa mantiver outros hábitos saudáveis.

Faça mudanças na dieta e proteja sua saúde
Uma pesquisa do Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo, mostrou que a maioria das pessoas não sabe reconhecer os alimentos que prejudicam o coração. O levantamento incluiu 600 voluntários, portadores de doenças como pressão alta, diabetes, obesidade e colesterol elevado. Pensando nisso, pedimos a nutricionistas que indicassem as melhores e as piores opções de alimentos para pessoas que querem manter o coração saudável por muitos anos:


1. O perigo: leite integral
Alimentos de origem animal costumam ser ricos em gordura saturada. "Esse tipo de gordura traz prejuízos à saúde do coração, pois pode causar aterosclerose, aumento do colesterol e infarto", explica a nutricionista Bruna Murta, da rede Mundo Verde, em São Paulo.

2. O amigo: leite desnatado
Apesar de também ser de origem animal, o leite desnatado é isento de gordura. Se você não gosta muito do sabor mais "aguado", pode optar pelo semidesnatado. "O leite semidesnatado chega a ter oito vezes a menos de gordura do que o integral", diz a nutricionista Paula Castilho, da clínica Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo.

1. O perigo: manteiga ou margarina
Embora algumas pessoas pensem que um é muito mais saudável que o outro, existem fatores prejudiciais nos dois. No caso da manteiga, por ser de origem animal, há grandes quantidades de gorduras saturadas, que podem levar à aterosclerose, aumento do LDL (mau colesterol) e, consequentemente, a um infarto.

Já a margarina, por ser feita com óleos vegetais líquidos e quimicamente modificados ou óleo vegetais líquidos hidrogenados, também faz crescer os níveis de colesterol LDL.

2. O amigo: maionese natural
Para fazer dupla com o pão, nada como uma maionese natural - com moderação. A maionese foi apontada pela pesquisa do Instituto Dante Pazzanese como um dos alimentos menos prejudiciais ao coração, embora nem todos saibam disso. Isso porque, segundo os pesquisadores, ela é rica em gorduras poliinsaturadas, que fazem bem ao coração. A receita da nutricionista Paula Castilho é simples: bata no liquidificador, para cada 200 ml de leite desnatado, uma colher de sobremesa de azeite. O azeite funcionará como um emulsificante, que dará a consistência desejada ao preparo. Depois de pronto, basta temperar com ervas - nada de sal.

1. O perigo: refrigerante
Não importa que ele seja light: o refrigerante é rico em sódio. "Isso leva à elevação na pressão arterial, o que aumenta os riscos de ataque cardíaco", afirma Paula. Além disso, por ser rico em açúcar, o refrigerante contribui com o ganho de peso, o que pode levar a uma série de doenças, como diabetes. "Mesmo as versões sem açúcar devem ser evitadas, já que os adoçantes devem ser consumidos com moderação, pois o consumo excessivo ativa os receptores de glicose no intestino, o que aumenta a glicemia e o acúmulo de gordura no tecido adiposo", completa Bruna.

2. O amigo: suco natural sem açúcar
Existem diversas frutas que são amigas do coração. Uma das opções é o suco de uva integral, já que a casca dessa fruta é fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante. "Ele atua neutralizando os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e problemas de coagulação, além de auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares", explica Bruna Murta. Outra opção é o suco de frutas e legumes com carotenoides, como melancia, mamão, manga, goiaba e cenoura. Segundo a nutricionista Paula, assim como o resveratrol, essa substância é antioxidante e tem ação preventiva na formação inicial de placas de gordura.

1. O perigo: salgadinho industrializado
Além de serem ricos em sódio - o que eleva a pressão sanguínea -, os salgadinhos industrializados são cheios de gordura trans, que pode levar ao entupimento dos vasos sanguíneos e, consequentemente, a um derrame.

2. O amigo: salgadinho de soja
Se o intuito for comer salgadinho como petisco, considere tentar um salgadinho de soja. "A soja é rica em isoflavona e em ômegas 3 e 6 que ajudam a regular os níveis de colesterol, diminuindo as chances de doenças cardiovasculares", justifica Paula Castilho.

1. O perigo: carnes vermelhas
Assim como o leite, as carnes vermelhas são ricas em gordura saturada, devido à origem animal. Como já explicado pela nutricionista Bruna Murta, o excesso dessa gordura pode desregular o colesterol e levar a diversas complicações ao coração, sobretudo aterosclerose, que aumenta o risco de infarto.

2. O amigo: Carnes brancas
Substituir a carne vermelha pela branca - como frango e peixe -, nem que seja algumas vezes na semana, propicia grandes vantagens. No caso do peixe, que conta com ômegas 3 e 6, existe uma melhora no perfil lipídico, ou seja, o colesterol ruim baixa e o bom aumenta.

Se você estiver disposto a mudanças mais radicais, encare a carne de soja. "Fonte de proteína completa, assim como as carnes, a carne de soja também fornece outros componentes benéficos à saúde, como isoflavonas, ômegas 3 e 6, vitaminas do complexo B, fibras e minerais", conta a nutricionista Bruna Murta.

Pesquisas científicas mostram que o consumo de soja e seus derivados (tofu, hambúrguer de soja etc.) pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer, além de auxiliar no tratamento de diversas doenças crônicas.

1. O perigo: brigadeiro e outros doces
Eles podem ser uma delícia, mas não colaboram em nada com a saúde do coração, por muitos motivos. O primeiro deles é o índice glicêmico. Como doces são fontes de carboidrato simples, que possui alto índice glicêmico, são digeridos e absorvidos rapidamente, aumentando a glicemia (taxa de açúcar no sangue). Com isso, maior o acúmulo de gordura e maiores os riscos ao coração.

Em excesso, o açúcar também aumenta os níveis de triglicérides, que junto ao colesterol alto, leva à displidemia, uma anormalidade que pode provocar infarto, acidente vascular encefálico (AVE ou AVC), entupimento de veias e ganho de peso.

"Outro problema é que as moléculas de glicose (açúcar) têm afinidade com certos tipos de proteína. Quando existe açúcar sobrando na circulação, aumenta o risco de ele grudar nessas proteínas e formar compostos caramelados (AGEs). Grudentos, eles colam na parte interna das artérias, o que prejudica a elasticidade dos vasos e favorece o aumento da pressão arterial", conta a nutricionista Bruna Murta.

2. O amigo: chocolate meio amargo
O chocolate amargo e o meio amargo são bons para o coração, justo por serem mais ricos em cacau. Segundo a dupla de nutricionistas, o cacau é fonte de catequinas, substância da família dos polifenois. Isso garante a essa delícia um poderoso efeito antioxidante, que reduz a formação de placas de gordura e combate o colesterol.

Mas, calma: os chocólatras não devem se empolgar. Moderação é a chave para aproveitar os benefícios. Aproximadamente 30 gramas por dia é a quantidade ideal para que as gorduras presentes no chocolate não prejudique o coração.

1. O perigo: pão branco
O pãozinho tradicional de café da manhã ou lanche da tarde é rico em carboidratos simples. O caso é o mesmo do brigadeiro e de outros doces: por ser um carboidrato simples, é rapidamente absorvido e aumenta rapidamente a glicemia, além de aumentar os níveis de triglicérides.

2. O amigo: alimentos integrais
Ricas em fibras, as opções integrais fazem com que a sua digestão seja mais lenta. "As fibras fazem uma limpeza no organismo e ajudam a tirar o excesso de gordura, como uma esponja, diminuindo o colesterol e aumentando a saciedade", diz Paula Castilho.

1. O perigo: sal
Rico em sódio, o sal está relacionado a muitos males do coração. "O consumo excessivo pode agravar o desenvolvimento de doenças crônicas - como a hipertensão arterial -, doenças cardiovasculares, osteoporose, câncer gástrico, mortalidade por acidente vascular encefálico e sobrecarga renal", conta Bruna Murta.

2. O amigo: temperos naturais
A nutricionista Paula Castilho ensina um tempero que deixa os alimentos uma delícia e substitui facilmente o sal:
Ingredientes
- 1 colher de sopa de orégano
- ½ colher de sopa de sopa tomilho
- 1 colher de sopa de manjericão
- 1 colher de sopa de salsa.
Bata no liquidificador e guarde em um potinho fechado, em temperatura ambiente. Use principalmente na hora de cozinhar. Deixe pra adicionar sal apenas se necessário, na hora que o alimento já estiver pronto.

fonte:http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/16134-carne-processada-e-responsavel-por-uma-em-cada-30-mortes
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.