domingo, 24 de março de 2013

Alimentos probióticos fazem bem mais do que regular o seu intestino

Eles fortalecem o seu sistema imune e até diminuem a formação de gases


Provavelmente eles já participam do seu cardápio e você aproveita os variados benefícios que eles proporcionam ao seu organismo. Mas talvez não saiba que determinados alimentos levam o nome de probióticos. A nutricionista Fabiana Borrego explica: alimentos probióticos são aqueles que apresentam bactérias vantajosas ao organismo, como as encontradas em iogurtes e leite fermentado . Entre os exemplos mais comuns, a especialista cita os microorganismos chamados Lactobacillus, Streptococcus e Bifidobactérias.


Listando os benefícios oferecidos por tais alimentos, Fabiana destaca a atuação deles no nosso intestino. As bactérias presentes nos probióticos são resistentes às enzimas digestórias, chegando intactas ao intestino. Isso afeta o consumidor de forma positiva por inúmeros e variados processos , detalha.

Ela explica que o trato gastrointestinal possui mais de 400 tipos de espécies de bactérias. Quando essas bactérias são ingeridas pela alimentação, contribuímos para o aumento da microflora intestinal, intensificando suas ações .

Mais uma boa notícia dada por Fabiana é que as vantagens dos alimentos probióticos não ficam apenas ao redor do bom funcionamento do intestino. Segundo ela, esses alimentos aumentam o valor nutritivo e terapêutico dos demais alimentos, já que promovem uma melhora na absorção de vitaminas e minerais. Além disso, por meio de uma maior produção de células protetoras, os probióticos ainda fortalecem o sistema imunológico.

De acordo com a nutricionista, os probióticos também entram em cena no tratamento de pessoas com intolerância à lactose (açúcar do leite). Os microorganismos hidrolisam a lactose e, com isso, diminuem a formação de gases, edema e agressão à mucosa intestinal , esclarece.

Não desperdice os benefícios
Para desfrutar de todas as vantagens dos probióticos, Fabiana aconselha que eles sejam incluídos no menu diariamente. Isso garante que seus efeitos sejam contínuos. Para adultos, a dose recomendada é de 5 bilhões de unidades formadoras de colônias, durante, pelo menos, cinco dias. Na prática, a quantidade recomendada corresponde à ingestão diária de dois a três iogurtes com culturas probióticas , diz.

A nutricionista lembra, no entanto, que a concentração de probióticos é bem variada, conforme o produto. Não há padrões de identidade dos níveis das bactérias no iogurte e outros produtos lácteos , frisa a especialista.

Mais um aspecto importante na hora de esbanjar os benefícios desses alimentos diz respeito a todo o seu cardápio. Se você não seguir uma alimentação balanceada, a ação dos microorganismos será diminuída , alerta Fabiana. Ela afirma que os resultados dependem de um conjunto de fatores. De nada adianta seguir uma dieta com baixo consumo de fibras e ingerir uma grande quantidade de leite fermentado para que o trânsito intestinal melhore , completa.

Fabiana conta que, atualmente, as bactérias benéficas ao organismo são encontradas apenas nos leites fermentados, iogurtes e queijos. Porém, atenta ao sucesso à saúde proporcionado por esses microorganismos, a indústria alimentícia brasileira pretende aumentar a oferta, desenvolvendo sucos e outros alimentos ricos em bactérias.

fonte:http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/2440-alimentos-probioticos-fazem-bem-mais-do-que-regular-o-seu-intestino
imagem: sparvolisaude.wordpress.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.