sábado, 2 de março de 2013

Quatro casos de dengue são confirmados em Itapetininga, SP

Segundo a Secretaria da Saúde, todos os casos são importados.
Em Capão Bonito, SP, foram confirmados dois casos também importados.

A Secretaria de Saúde de Itapetininga, por meio da coordenadoria da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta quarta-feira (27) o quarto caso de dengue na cidade em 2013.

Segundo a Saúde, em todos os casos registrados até o fim de fevereiro os pacientes contraíram a doença em outros municípios, os chamados ‘casos importados’. No ano passado não houve registro da doença no município.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Agida Marcondes, todos pacientes já foram medicados e fizeram o tratamento domiciliar. Ela ressalta que nenhum dos doentes precisou ser hospitalizado.

Diante das confirmações, a Secretaria da Saúde promoveu ações de bloqueio nos bairros. Além de orientações aos moradores da vizinhança sobre os cuidados com os recipientes que possam acumular água, também foram feitas nebulizações nas residências contra os mosquitos que possam estar em circulação. No entanto, Marcondes alerta que é importante a população continuar com a ações preventiva, principalmente ao evitar pontos com água parada dentro de casa.

Segundo a coordenadora, os agentes de combate à dengue ainda encontram dificuldades para vistoria nas residências. “Existem ainda pessoas que não deixam os agentes entrarem nas casas para fazer a vistoria e orientação. Isso é muito preocupante. A população tem que entender que os agentes têm que entrar nas residências para que as ações sejam feitas rapidamente”, diz.

Ainda de acordo com Marcondes, a Secretaria da Saúde também está mobilizando e sensibilizando os profissionais da área da saúde e hospitais para fazer o diagnóstico mais precoce possível para que as ações sejam feitas também antes do agravamento da doença.

Segundo os profissionais da saúde, os índices de infestação em Itapetininga pelo mosquito transmissor da dengue são superiores ao tolerado de 1%, o que deixa o município em estado de alerta, podendo desencadear uma transmissão.

A transmissão se dá através da picada do mosquito fêmea contaminado com o vírus. Para isso o mosquito precisa picar uma pessoa que esteja com dengue, e ao picar outra pessoa ele transmite o vírus.

O período de muitas chuvas e temperaturas altas oferece condições propícias para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, para a transmissão da doença, já que um único mosquito pode botar até 450 ovos e picar até 300 pessoas, dentro de seu ciclo de vida que é em média 45 dias.

Capão Bonito
A Vigilância Epidemiológica de Capão Bonito (SP) confirmou nesta quinta-feira (28) dois casos de dengue no município. Segundo a Secretaria da Saúde, os casos são importados, ou seja, contraídos fora da cidade. A equipe de saúde ainda aguarda os resultados dos exames de outro caso suspeito.

Dengue no Brasil
O Ministério da Saúde informou na última segunda-feira (25) que o número de casos de dengue quase triplicou no país, mas ressaltou que casos os mais graves e as mortes diminuíram na comparação das sete primeiras semanas de 2012 com as de 2013. Neste ano, até 16 de fevereiro, o Brasil registrou 204.650 casos de dengue, ante 70.489 no ano passado.

O aumento se deu por causa do Denv-4, conhecido como tipo 4 da doença, que, desde 2011, circula no país e também por causa da grande incidência do mosquito. O Denv-4 corresponde a 52,6% das amostras encontradas no Brasil. O Ministério da Saúde acentua que a gravidade e os sintomas são iguais para os quatro tipos de vírus.

Mato Grosso do Sul, com o maior número de casos do Brasil, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Espírito Santo, com 173.072 registros, concentraram 84,6% dos casos nas sete primeiras semanas de 2013. Mato Grosso do Sul também tem a maior incidência da doença, 1.677,2 casos por 100 mil habitantes.

Comparando as primeiras sete semanas do ano de 2012 com 2013, o número de casos graves caiu 44% (de 577 para 324). No mesmo período, o numero de mortes caiu 20% (41 para 33).

De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liras), o lixo urbano foi o local com maior número de focos do mosquito da dengue nas regiões Norte (46,1%), Centro-Oeste (43%) e Sul (44%). No Nordeste 76% dos focos foram encontrados no armazenamento de água. Enquanto isso, no Sudeste a residência foi o local com maior concentração de focos (vasos de plantas, pneus).

Vigilância Epidemiológica de Itapetininga (SP) reúne exemplos de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. (Foto: Reprodução TV TEM)

fonte:http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2013/02/quatro-casos-de-dengue-sao-confirmados-em-itapetininga-sp.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.