segunda-feira, 25 de março de 2013

Como a cafeína pode salvar sua vida


Dirigir com sono é uma péssima ideia e pode custar tanto a sua vida como a de outras pessoas. Infelizmente, milhões de caminhoneiros no mundo todo se veem obrigados a passar horas a fio dirigindo (muitas vezes de madrugada) para cumprir prazos, e precisam encontrar uma alternativa para driblar o sono (uma possível mudança de rotina em transportadoras merece um debate à parte).

Embora não seja nem de longe uma solução tão eficaz quanto uma boa noite de sono, a cafeína pode ajudar: de acordo com estudo publicado recentemente no British Medical Journal, motoristas que consomem a substância têm 63% menos chances de se envolver em acidentes.

De dezembro de 2008 a maio de 2011, os pesquisadores acompanharam 1.047 motoristas que dirigiam caminhões com pelo menos 10 toneladas e percorriam rotineiramente pelo menos 200 km. Entre eles, 530 haviam se envolvido em acidentes automobilísticos (durante o trabalho) nos 12 meses anteriores ao início do estudo, 1.036 eram homens e muitos eram obesos ou tinham sobrepeso.


De cada dez participantes, cerca de quatro (43%) consumiam produtos com cafeína (como energéticos, chás e café) para conseguirem se manter acordados na estrada. O nível de consumo foi classificado como baixo (até 200 mg/dia), médio (até 400 mg/dia) e alto (mais de 400 mg/dia).

Além do consumo de cafeína, a equipe levou em conta diversos outros fatores: rotina de trabalho, rotina de exercícios, consumo de álcool, distâncias percorridas e rotina de sono.

“Enquanto estratégias para lidar com o cansaço desses motoristas devem levar em conta pausas adequadas, sono suficiente e promoção de exercícios regulares, o uso e a influência de estimulantes cafeinados devem ser considerados uma estratégia complementar para manter o estado de alerta na direção”, concluem os pesquisadores. Eles ressaltam, porém, que o efeito estimulante da cafeína não é duradouro e que não deve em hipótese alguma ser considerado um substituto do sono.[io9, BMJ]

fonte:http://hypescience.com/como-a-cafeina-pode-salvar-sua-vida/
Por Guilherme de Souza
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.