sexta-feira, 29 de março de 2013

Mesmo com o ganho de peso, parar de fumar é benéfico

LAUSANNE / WASHINGTON - Parar de fumar reduz o risco de doenças cardiovasculares, apesar do ganho de peso, que muitas vezes ocorre. Isto é o que mostra um estudo realizado por pesquisadores de Lausanne (Suíça) e americanos, publicado quarta-feira (13) no "Journal of American Medical Association" (JAMA).


Participantes não diabéticos que deixaram de fumar reduziram em 53% o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral em comparação aos fumantes, mesmo ganhando peso, de acordo com pesquisa realizada pelo Dr. Carole Clair, da universidade médica policlínica UNIL / CHUV, com colegas de Boston.


O trabalho se concentrou em uma coorte de 3.251 pacientes americanos acompanhados durante 25 anos, de 1984 a 2011. Aqueles que deixaram de fumar ganharam em média de 2,7 a 3,6Kg durante o estudo. Os pesquisadores encontraram uma diminuição do risco cardiovascular em pacientes diabéticos, mas não foi estatisticamente significativa.

O tabaco é a principal causa de morte evitável nos Estados Unidos e um grande risco para a doença cardiovascular, acrescentam os pesquisadores.

Ganho de peso

Se parar de fumar reduz claramente o risco, também leva ao ganho de peso que é a principal preocupação dos fumantes, observando que o excesso de peso é um fator de risco para doença cardiovascular.

Na América do Norte, aqueles que deixam de fumar ganham em média de três a seis quilos durante os primeiros seis meses. Este excesso de peso persistir durante algum tempo. Para os diabéticos, o ganho de peso pode ter consequências potencialmente negativas, especialmente para aqueles controlam mal a sua doença e que apresentam um aumento do risco de agravamento e mortalidade.

Criasaude, 25 de março de 2013 - © Doruk Sikman - Fotolia.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.