terça-feira, 29 de março de 2011

A depressão pode influenciar nos sintomas da artrite

Ter, 29 de Março de 2011 04:57
Érika Rodrigues

Estudos recentes demonstram que a depressão pode intensificar a dor sentida por pacientes que sofrem de artrite no joelho.

Intrigados com os relatos de pacientes idosos, cientistas desenvolveram uma pesquisa de campo com 660 pessoas de ambos os sexos, com idade mínima de 65 anos e que vivem na Coréia do Sul. O estudo contava com uma avaliação da gravidade do quadro clínico de artrite, através de exames de raios-X, e entrevistas para detectar se os pacientes sofriam de transtornos depressivos.

A artrite é uma inflamação nas articulações que danifica a cartilagem existente entre os ossos. Os sintomas mais conhecidos são fortes dores, rigidez, inchaço e limitações nos movimentos. A doença é bastante comum em pessoas com mais de 60 anos, mas também pode atingir crianças e adultos por diversos fatores como influências genéticas ou lesões relacionadas ao trabalho.

Através da pesquisa os cientistas descobriram uma relação entre as dores causadas pela doença e a depressão. Pacientes com transtornos depressivos e que foram diagnosticados com artrite moderada relataram dores mais intensas e muitas vezes as lesões não eram comprovadas via exame. Esta relação ajuda a compreender o motivo da dor continua sentida pelos pacientes mesmo depois de submetidos aos tratamentos ou a intervenções cirúrgicas.

Outros estudos deverão ser realizados para identificar como funciona a relação de causa e efeito ente a artrite no joelho e a depressão. Estima-se que atualmente existam 5.000.000 idosos com depressão leve e esse número aumenta em pacientes que possuem alguma enfermidade.
http://www.jornalciencia.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.