terça-feira, 15 de março de 2011

Alimentação durante a gravidez pode levar os filhos a desenvolver diabetes tipo 2

Por Natasha Romanzoti em 15.03.2011 as 1:27 
hypescience.com
Segundo uma nova pesquisa, mulheres grávidas com dietas desequilibradas podem ser mais propensas a ter filhos com risco de diabetes tipo 2 quando adultos.

Os experimentos foram conduzidos com ratos. Os pesquisadores descobriram que uma dieta pobre pode levar a um desenvolvimento anormal das células beta pancreáticas que produzem insulina, o hormônio essencial para regular os níveis de açúcar no sangue.

Esse desenvolvimento anormal pode provocar diabetes na idade adulta, conforme as células se “desgastam” mais cedo que o habitual.

Nos ratos, as fêmeas alimentadas com uma dieta de baixa proteína desenvolveram fetos com produção reduzida de uma proteína chamada Hnf4a em suas células beta.

Os pesquisadores provaram que isso foi causado por produtos químicos “epigenéticos” que mudam partes do gene que codifica a Hnf4a, tornando-a menos ativa do que deveria ser. Como resultado, as células beta “envelhecem” prematuramente, ainda no útero, e já são relativamente “velhas” nos filhotes recém-nascidos.

Segundo os pesquisadores, efeitos de envelhecimento semelhantes foram identificados em células beta de pessoas com diabetes tipo 2. Porém, a equipe ainda tem que provar se isso está relacionado à dieta materna pobre em humanos. [NewScientist]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.