segunda-feira, 21 de março de 2011

Mulheres expostas à fumaça do cigarro têm fertilidade prejudicada

Por Lais
Uma recente pesquisa realizada pela Universidade de Rochester nos EUA comprova que o tabagismo interfere na fertilidade, ocasionando abortos espontâneos em mulheres que ficaram expostas ao fumo passivo na infância ou mesmo na vida adulta.

Esse é considerado o maior estudo já realizado focando comprovar a associação entre tabagismo passivo, abortos espontâneos e taxas de fertilidade. Para realizar a pesquisa, foram analisadas 4.800 mulheres não fumantes e foi constatado que 40% daquelas que ficavam expostas à fumaça do cigarro por seis horas ou mais por dia, tiveram dificuldade para engravidar ou sofreram abortos espontâneos.

O que acontece é que o cigarro possui toxinas que, supostamente, podem danificar o material genético das células reprodutivas, inibindo assim, a fertilização e consequentemente aumentando o risco de abortos espontâneos.

A farmacêutica especialista e tutora do Portal Educação, Carolina Marlien, afirma que o estudo em questão, embora não definitivo, estabeleceu uma relação significativa entre infertilidade e exposição à fumaça proveniente do tabaco.

“Uma situação preocupante e que poderia ser facilmente evitada pelos fumantes se tivessem consciência e respeito pelo ambiente coletivo em comum”, analisa.

Uma das mais de 4500 substâncias que um único cigarro contém – a nicotina – interage com receptores neurais, que liberam substâncias como a dopamina, acetilcolina, serotonina e betaendorfina, conferindo uma sensação de prazer imediata.

Mais viciante que drogas como o álcool, cocaína, crack e morfina; a nicotina atinge o cérebro em até vinte segundos: tempo bem mais rápido que o princípio ativo de qualquer outra destas drogas. Assim, a probabilidade de um indivíduo se tornar dependente da nicotina é muito alta, com crise de abstinência bastante incômoda, que geralmente se inicia minutos depois do último trago, sendo as grandes responsáveis pela dificuldade de um fumante em interromper o uso do cigarro. Esta situação é tão séria, e triste, que não é raro vermos pacientes fumantes em estágio terminal, implorando desesperadamente por mais um trago.
http://www.corposaun.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.