domingo, 20 de março de 2011

Leite Fermentado


Por Nicolas Gonçalves
http://www.dicasdenutricao.com
Entende-se por leite fermentado ou cultivado o produto cuja fermentação se realiza com um ou vários dos seguintes cultivos: Streptococcus salivarius subsp. thermophillus e Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus casei, Bifidobacterium sp., e/ou outras bactérias lácticas que, por sua atividade, contribuem para a determinação das características do produto final.

Assim como outros produtos, o leite fermentado ou cultivado poderá ser também adoçado, aromatizado ou saborizado, devendo a informação estar contida no rótulo, conforme a legislação. Além disso, deverão ser mencionadas as expressões "Com creme", "Integral", "Parcialmente Desnatado" ou "Desnatado".

O leite fermentado é um alimento obtido através da fermentação láctea, sendo o leite pasteurizado ou esterilizado, por fermentos próprios. Na sua produção, ocorre uma diminuição do pH do leite envolvido e também sua coagulação. É considerado um alimento funcional, por conter os chamados probióticos.

Probióticos são microrganismos vivos que, como as fibras, atuam no intestino promovendo o equilíbrio da microbiota intestinal humana.


BENEFÍCIOS DOS PROBIÓTICOS

Ação antiinflamatória;
Estimulação do sistema imune;
Controle da microbiota intestinal;
Estabilização da microbiota intestinal após o uso de antibióticos;
Promoção da resistência gastrintestinal à colonização por patógenos;
Diminuição da população de patógenos;
Promoção da digestão da lactose em indivíduos intolerantes à lactose;
Alívio da constipação intestinal;
Aumento da absorção de minerais e produção de vitaminas;

Qual a quantidade a ser ingerida?

Recomenda-se o consumo de aproximadamente 180ml de leite fermentado (2 embalagens comerciais) ao dia.

Fontes:
www.wikipedia.org
www.ufgrs.br
www.rgnutri.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.