sábado, 19 de março de 2011

Psicólogo aponta caminhos para a redução do impacto pisíquico do câncer de mama

Por Lais



Psicólogo aponta caminhos para a redução do impacto pisíquico do câncer de mama temido pelas mulheres, o câncer de mama está cada vez mais presente. No Brasil, 49 mil novos casos são diagnosticados a cada ano e esse número tende a crescer, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Compreender os aspectos psíquicos presentes no quadro de enfrentamento da patologia contribui de forma efetiva para que a paciente passe por esse período de maneira menos dolorosa.

A atenção integral – física, emocional e social – deve ocorrer desde o diagnóstico, é o que defende a psicóloga e doutoranda pela UnB Cristiane Decat, que integra o corpo clínico do Centro de Câncer de Brasília. “É necessário que a paciente receba informações que a suportem dentro de seus medos, fantasias e crenças. Ela precisa de conforto e da certeza de que será cuidada, tratada e atendida em suas necessidades. Para se minimizar o impacto, é necessário um acompanhamento conjunto por toda a equipe envolvida: oncologista, cirurgião, psicólogo, enfermeiros e fisioterapeuta”, descreve.



A mastectomia, cirurgia para retirada da mama ou parte dela, e a queda do cabelo em decorrência da quimioterapia afetam a auto-imagem, a auto-estima e, muitas vezes, a relação com o companheiro. “A dificuldade em lidar com esse diagnóstico vai muito além da perda da mama. Quando adoecemos, não é apenas a doença do órgão que nos faz sofrer, há significados associados, em particular ao seio e ao que ele possa vir a significar. Isso se desenrola dentro da história pessoal, sexual e social de cada um. O suporte terapêutico é valioso, pois a perda da mama desencadeia um processo de luto e a forma como a paciente vivencia esse período de diagnóstico e tratamento influenciará na retomada da rotina”, ressalta a especialista. Tamanho é o impacto, que por lei o SUS custeia a reconstrução da mama, com vistas a colaborar para o restabelecimento da saúde psíquica da paciente.

Dra. Cristiane destaca ainda, a importância do acolhimento à família, que passa a viver um processo de ansiedade, angústia e sofrimento. “Para que ela possa dar o apoio necessário, também precisa passar por acompanhamento psicológico. Todos os que participam do processo necessitam cuidar de seus próprios sentimentos, medos, dúvidas e questionamentos. Além disso, a família deve ser orientada quanto à melhor forma de cuidar e atender aos anseios da paciente” conclui.
http://www.corposaun.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.