quinta-feira, 21 de julho de 2011

Câncer de Pênis, raro e fácil de evitar

Acompanhando o número de visitantes e comentários quando falo do câncer no aparelho genital masculino, vi que este assunto está gerando muito interesse, então decidi falar sobre um tipo de câncer raro, de pouca ocorrencia e de fácil prevenção.

Vamos falar daquele que, na linguagem popular, é o melhor "amigo" do homem: o pênis. O relato dos especialistas mostram que o tipo de doença que não precisaria existir, caso houvesse maior divulgação e campanhas de esclarecimento.

"É uma doença que não precisaria existir, uma das mais evitáveis do mundo. Ela praticamente não ocorre nos EUA e na Europa. Nossos números estão compatíveis com os de países da África, do Egito. É uma vergonha", afirma o urologista Aguinaldo Nardi, coordenador de campanhas públicas da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia)".

Os primeiros sintomas do câncer peniano são pequenas feridas que demoram muito para cicatrizar. "Toda lesão no pênis que não sara no prazo de 15 dias deve ser vista por um médico. Na fase inicial, o tratamento é muito simples, bastando tirar a lesão e o paciente fica curado", explica Nardi.

Lavar com água e sabão resolve
O que torna o câncer de pênis facilmente evitável? São suas medidas preventivas, está diretamente ligado a falta de higiene masculina. Por isso, médicos alertam e orientam a turma masculina a não esquecer de lavar o pênis com água corrente e sabão a cada ejaculação. Ela atinge principalmente pessoas acima de 60 anos de idade, analfabetas e de baixo nível econômico.

Faz parte da prevenção larvar o pênis diariamente com água e sabão, em especial debaixo do prepúcio, a pele que recobre a cabeça do genital (glande). Esse ato não só impede o surgimento de infecções como leva o homem a observar se existe algum tipo de alteração ou ferida no órgão.

Outros fatores de risco são as lesões penianas crônicas, o comportamento sexual de risco, a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e a fimose – que ocorre quando a pele do prepúcio é estreita ou pouco elástica, impedindo a exposição da glande e a limpeza adequada. “Cerca de 75% dos pacientes com câncer de pênis têm fimose e 30% deles apresentam infecções por HPV” afirma urologista Rômulo Maroccolo Filho, chefe do Serviço de Urologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

O lado mais dramático de toda esta história é que o tempo em que o sistema público de saúde leva para agendar uma consulta com o especialista (neste caso urologia) muitas vezes não impede da doença estar em estado avançado quando o médico examinar o paciente. Este leva para uma dolorosa realidade, a necessidade de amputação do pênis, segundo dados da SBU são realizadas mil amputações por ano, entre parciais (penectomia parcial) e total (penectomia total).

Para um orgão tão importante para auto-estima do homem, cuidar do seu pênis não é dificil, principalmente não se expondo a comportamento sexuais de risco, utilizando sempre o preservativo em todas as relações sexuais, prevenindo também das doenças venéreas.

Atenção: A informação existente neste blog pretende apoiar , divulgar sobre a doença e prevenção e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança ou então do sistema público de saúde.
http://pharisfaces.blogspot.com
Referencias:

Folha.com

O Liberal

INCA

Copacabana Runners


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.