sábado, 9 de julho de 2011

Cientistas descobrem como o HIV invade o cérebro

Por Mondarto
hiv Cientistas descobrem como o HIV invade o cérebroO HIV, microorganismo menor que a maioria dos outros vírus, bactérias e outros patógenos, responsável por uma das maiores pandemias da história da sociedade moderna, continua surpreendendo os cientistas. O vírus da síndrome da imunodeficiência adquirida teve desvendado um dos mecanismos mais complexos: a invasão da barreira hematoencefálica.

A descoberta pode, no futuro, resultar em medicamentos que controlem o elevado índice de doenças neurológicas em soropositivos. A barreira hematoencefálica (BHE) é uma espécie de membrana que protege o sistema nervoso central – formado pelo cérebro e pela medula espinhal – das toxinas que circulam pela corrente sanguínea.

O HIV consegue romper essa barreira e atingir o cérebro por meio de um mecanismo que ainda não era conhecido ou explicado pelos cientistas.

Na pesquisa conduzida por especialistas da Escola de Medicina Albert Einstein, de Nova York, os cientistas americanos construíram, em laboratório, um modelo de barreira hematoencefálica com células humanas. A constatação foi que, embora apenas uma pequena parte delas fosse infectada, quando isso ocorre, as células que estão em volta morrem – o que provoca uma degradação da BHE. E apesar de os astrócitos infectados serem os responsáveis pela morte de várias células sadias, eles próprios permanecem vivos, propagando o efeito destruidor por mais células.

Eliseo Eugenin, principal autor do estudo, relatou que os resultados sugerem que a infecção pelo HIV de astrócitos pode ser importante no aparecimento da disfunção cognitiva em pessoas vivendo com a doença. Ele explica que o estudo fornece uma explicação do porquê de poucos astrócitos infectados poderem desencadear uma cascata de sinais que abrem o cérebro a várias substâncias tóxicas.

Enrique Argañaraz, do Laboratório de Virologia Molecular da Universidade de Brasília (UnB), explica que problemas como a demência são comuns em pacientes com HIV justamente pela invasão do sistema nervoso central. Para ele a pesquisa é um importante passo rumo a um medicamento que trate a demência em soropositivos.
Fonte: www.corposaun.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.