quarta-feira, 13 de julho de 2011

Primeiro transplante de órgão sintético realizado no mundo

Cirurgiões suecos realizaram o primeiro transplante de um órgão totalmente sintético no mundo. Quem recebeu o órgão foi Andemariam Teklesenbet Beyene, um estudante de geologia de 36 anos que sofria com um tumor na traquéia. O tumor, do tamanho de uma bola de tênis, estava obstruindo a respiração de Beyene e ele corria o risco de sufocamento.

Os cientistas que coordenaram a substituição do órgão analisaram imagens tridimensionais da traquéia para poder reproduzi-la. O órgão artificial foi feito a partir das próprias células-tronco do paciente, o que diminui as chances de rejeição.

A operação aconteceu há um mês no Hospital Universitário Karolinska, em Estocolmo, e durou cerca de 12 horas. O cirurgião que realizou o transplante acredita que seja possível desenvolver traquéias criadas em laboratório dentro de uma semana.

O transplante foi considerado um sucesso, e o grupo que o realizou acredita que a técnica poderá ser utilizada para a reprodução de outros órgãos. Como são utilizadas as células-tronco do paciente, a angústia da espera por um doador compatível pode ter seu fim em breve. [Telegraph]
Por Stephanie D’Ornelas em 12.07.2011 as 17:00
http://hypescience.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.