domingo, 3 de julho de 2011

Testes em camundongos bloqueiam a progressão do Alzheimer

Por Mondarto
Testes em camundongos bloqueiam a progressão do AlzheimerUm estudo conduzido por cientistas britânicos sobre o efeito de anticorpos no tratamento da doença Creutzfeldt-Jakob — que afeta o cérebro — descobriu que eles também podem bloquear a progressão do mal de Alzheimer.

Os cientistas da University College de Londres nos testes realizados com camundongos indicaram que dois anticorpos — ICSM 18 e 35 — impedem a ação da toxina beta-amiloide, uma proteína que se acumula no cérebro dos doentes de Alzheimer, criando uma espécie de emaranhado que dificulta a comunicação entre as células.

No próximo ano, as pesquisas clínicas com remédios à base dos anticorpos serão realizadas com humanos para o tratamento da doença Creutzfeldt-Jakob. Em caso de sucesso, os estudos podem ser feitos com pacientes com Alzheimer.

A neurologista Sandra Brucki, do departamento científico de neurologia cognitiva e do envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia, explica que o grande problema ainda é fazer o diagnóstico antes que a pessoa desenvolva o quadro clínico da doença.

Segundo a médica, todas as pesquisas estão apontando para substâncias ou anticorpos que atuem antes do desenvolvimento da demência. O caminho tem avançado para fazer o diagnóstico precoce, que já é possível em muitos casos.

Ela explica que hoje existe um exame chamado PET (tomografia por emissão de pósitrons), onde um marcador se liga à toxina beta-amiloide no cérebro. Mas esse teste ainda não existe no Brasil, segundo Brucki.

Sandra Brucki, afirma que o exame em outros lugares, já é usado em pesquisa, para testar novas drogas e anticorpos desenvolvidos para evitar a progressão da demência. Mas muitas das substâncias não chegam a ser testadas em pacientes. E no meio do caminho os estudos são interrompidos devido aos efeitos colaterais muito importantes que estas provocam.

Mas, a neurologista acredita que esse tipo de tratamento é o mais promissor até o momento.
http://www.corposaun.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.