quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Alimentos que ajudam a baixar a Pressão Arterial

Você sabia que grande parte das doenças cardiovasculares estão associadas a pressão alta? De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 30% da população adulta do país sofre hoje com a pressão alta e essa porcentagem chega a 50% quando analisamos a população idosa. Por isso, é tão importante adotar medidas que ajudem a diminuir a pressão. Alguns alimentos bem comuns podem ser a chave para o controle da hipertensão e outras doenças relacionados. Veja a lista.

Aveia
Cada vez mais a aveia vem sendo apontada como um alimento benéfico para a saúde. Ela é fonte de vitaminas, sais minerais e fibras, que ajudam a regular todo o funcionamento do organismo. Como o excesso de peso pode estar ligado à hipertensão, o consumo da aveia é ótimo para quem está com a pressão alta, pois favorece o emagrecimento.

Além disso, as fibras contidas na aveia ajudam controlar os níveis de glicose no sangue, o que também ajuda na redução da pressão arterial. Por conter magnésio e cálcio, o cereal ainda relaxa a musculatura e reduz o inchaço do corpo. Todos esses efeitos são excelentes para quem está tentando controlar a hipertensão.

Comer aveia pode diminuir a pressão arterial

Nozes e Amêndoas
As oleaginosas, principalmente as nozes e amêndoas, são ótimas fontes de magnésio. O mineral atua no organismo como vasodilatador, ou seja, faz com que os vasos se expandam, facilitando a passagem do sangue. Outro componente interessante é a vitamina E, que tem altíssimo poder antioxidante, melhorando a circulação e prevenindo o envelhecimento celular precoce.

Essas oleaginosas ajudam não só a regular a hipertensão, mas também a evitar doenças cardiovasculares que podem surgir por causa da elevação da pressão arterial.

Peixes, Linhaça e Azeite
O que esses alimentos têm em comum? Todos são fonte de ômega. Segundo alguns estudos, o consumo de alimentos que contenham o ácido graxo deve ser feito em quantidades maiores por quem sofre com a hipertensão. De acordo com os pesquisadores, o ômega 3 está ligado a dois efeitos importantes para o controle da pressão arterial: ele diminui a vasoconstrição e aumenta a vasodilatação.

Na prática, isso significa que a ingestão peixe de água gelada, como a sardinha, o salmão e o atum, além de azeite, linhaça e alimentos enriquecidos com ômega 3 melhoram a circulação e diminuem a pressão.

Ervas
As ervas têm um papel importantíssimo no controle da hipertensão: elas substituem o sal. Quando usamos salsinha, cebolinha, orégano, sálvia, manjericão, tomilho e outras ervas no preparo dos alimentos, eles ficam mais saborosos sem a necessidades de acrescentarmos grandes quantidades de sal. Isso faz muita diferença porque o sódio contido no sal é um dos principais vilões da hipertensão. As ervas naturais também possuem minerais e vitaminas que melhoram a saúde de modo.

Alho
O alho, assim como as ervas, é um excelente ingrediente para quem precisa reduzir a quantidade de sal na alimentação. Além de dar mais sabor aos alimentos, ele também é fonte de vitamina C e antioxidantes capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Os minerais contidos no alho, como o magnésio, funcionam como vasodilatadores, ajudando no controle da pressão alta.

Ele pode ser consumido todos os dias como tempero.

Alimentos Ricos em Potássio
O sódio é o grande inimigo da pressão, mas, em contrapartida, temos o potássio como parceiro dos hipertensos. Ele é benéfico porque ajuda o organismo a eliminar parte do sódio, reduzindo assim a retenção de líquidos que eleva a pressão.

As frutas e os vegetais são as principais fontes de potássio, tais como: inhame, feijão preto, abóbora, cenoura, espinafre, maracujá, laranja e banana. Sem exageros, todos esses alimentos podem ser consumidos por pessoas que tenham a pressão mais alta, auxiliando no controle do problema. Mas não adiante pensar que basta comê-los para poder ingerir sal à vontade.

O leite e seus derivados é outro aliado dos hipertensos

Leite e Seus Derivados
O leite, o iogurte, o queijo e outros laticínio são as principais fontes de cálcio em nossa alimentação. Todo mundo sabe que o mineral é bom para os ossos, mas a informação menos conhecida diz respeito à circulação. O cálcio age em nosso organismo como um hipotensor, o que significa que estimula a eliminação do sódio e diminui a pressão sanguínea. Por isso, o leite e seus derivados, por conterem excelentes quantidades de cálcio, são bastante recomendados aos hipertensos.

Para que eles não levem ao ganho de peso, o ideal é apostar nas versões desnatadas ou semidesnatadas, com menores quantidade de gorduras.

Cereais Integrais
Você já deve ter notado que o magnésio é bem importante para quem está com a pressão alta. Os cereais integrais são outra forma de se ingerir o mineral em quantidades suficientes todos os dias. Na alimentação do hipertenso não pode faltar aveia, gérmen de trigo, linhaça, quinoa, cevada e outros cereais desse tipo.

Por conterem magnésio, como já explicamos, eles estimulam a dilatação dos vasos. Eles também contribuem para reduzir o inchaço e favorecem a perda de peso.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.