segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Os benefícios do guaraná em pó

Conheça os benefícios do guaraná para a saúde

O guaraná (Paullinia cupana) é uma planta brasileira, muito conhecida por ser o principal ingrediente de refrigerantes de mesmo nome. Mas o que muitas pessoas não sabem é que esta planta tem muitos benefícios para a saúde.

Sua principal propriedade é o seu valor energético. O guaraná é vendido em pó em lojas de produtos naturais. O seu uso trás mais energia, acabando com o cansaço e a indisposição. É indicado para pessoas que querem ganhar massa muscular e fazem musculação, pois além de trazer energia, o guaraná ajuda no ganho de massa.

O guaraná também é encontrado em sua forma natural, e pode ser utilizado para fazer sucos e vitaminas. O pó também é usado no preparo de sucos e vitaminas e podemos encontrá-lo também em forme de xarope. O xarope de guaraná é muito usado no preparo de cremes, sucos e vitaminas de açaí.

O guaraná contém guaranine, uma molécula que está intimamente relacionada com a cafeína, mas cujos efeitos são de 4 à 7 vezes mais forte do que a cafeína. Além disso, o guaraná também contém taninos, que dão à planta suas propriedades adstringentes. Algumas vitaminas, como a Vitamina A, Vitamina E, Vitamina B1, Vitamina B3 e Vitamina PP também estão presentes no fruto do guaraná. Também podemos encontrar os minerais como Cálcio, Magnésio, Ferro, Potássio, Fósforo e pequenas quantidades de Selênio e Estrôncio.

O guaraná também é tido como um afrodisíaco natural, devido à grande quantidade de cafeína e outros elementos energizantes em sua composição. Por isso, quem deseja aumentar o desejo sexual pode usar esse fruto como uma forma de tratamento natural.

Guaraná e os exercícios físicos
Devido suas propriedades energizantes, o guaraná evita a fadiga, dando mais resistência e energia para quem pratica atividades físicas. Ele é mais estimulante que a cafeína, porque é eliminado aos poucos no organismo, dando uma sensação mais duradoura de energia. A planta estimula diretamente o sistema nervoso central e pode ser tomado em pequenas doses para combater a fadiga e aumentar os níveis de atividade.

Guaraná e a perda de peso
Quem quer perder uns quilinhos também pode se beneficiar com o guaraná, pois ele é um alimento termogênico, ou seja, ele acelera o metabolismo, deixando a queima de calorias mais rápida. Ele ainda ajuda a saciar a fome, sem falar que a disposição para as atividades físicas aumentada fará com que a perda de peso se torne mais fácil e rápida.

Guaraná e a pele
O uso constante do guaraná também ajuda a manter uma pele mais bonita e saudável, pois tem propriedade diurética, o que ajuda a eliminar toxinas do corpo, deixando a pele mais bonita, livre de acnes e espinhas.

Guaraná e o estresse
Apesar de ser energizante, o guaraná também é capaz de acalmar, acabando com o estresse do dia-a-dia. Essa propriedade se deve justamente à presença de estimulantes, pois eles aumentam o bom humor, dando uma sensação agradável. O guaraná também tem propriedades analgésicas, que aliviam dores de cabeça, inclusive a enxaqueca.

Guaraná e a saúde mental
Esse fruto, seja em pó, xarope, ou em sua forma natural, pode ajudar a ter uma saúde mental melhor, melhorando a capacidade de raciocínio e aumentando o desempenho intelectual e fazendo com que a capacidade de aprendizado seja mais rápida.

Cuidados com o Guaraná
Apesar de tantos benefícios para a saúde, é preciso ficar atento ao se utilizar esse alimento. Por ser estimulante, deve ser evitado por pessoas que tenham dificuldade para dormir, especialmente na parte da noite. O uso em excesso pode causar irritabilidade, insônia e taquicardia. Sempre consulte seu médico antes de utilizar qualquer medicamento, mesmo que seja natural.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.