terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Remédios caseiros para queloides


As cicatrizes são as marcas que aparecem na pele após uma ferida, queimadura, acne ou outras causas e que provocam a alteração da aparência da mesma, podendo ser mais leves e passar despercebidas ou mais intensas e notáveis, como no caso dos quelóides. Se você deseja amenizar a aparência dos quelóides pode recorrer a alguns remédios caseiros e naturais que podem ser muito eficazes, além de seguir algumas recomendações.

Os queloides são formações excessivas de tecido cicatricial depois de ter sofrido lesões na pele (ferida, queimadura térmica, tatuagem, perfuração do lóbulo da orelha, vacinas, acne, varicela, etc.), o que produz uma cicatriz exagerada e volumosa que, com frequência, ultrapassa os limites da lesão original.

Os queloides são sempre de caráter benigno, não causam dor nem sangram. Embora ainda não se saiba a causa específica que provoca a formação de queloides, parece que existe uma alteração dos mecanismos locais de cicatrização encarregados de distribuir a quantidade de tecido necessária para que se forme a cicatriz.

Em algumas pessoas há uma predisposição individual congênita para desenvolver queloides, depois de sofrer uma lesão de pele. Por outro lado, foi constato que as pessoas de raça negra e as de pele escura são mais propensas do que as demais para sofrer este transtorno.

Os queloides podem se desenvolver em qualquer área e depois de sofrer qualquer tipo de lesão cutânea. No entanto, os lugares mais frequentes para o seu aparecimento são a região torácica, os ombros, a parte lateral do rosto, as orelhas e o pescoço.

Nos primeiros estágios da sua formação, o queloide se manifesta como uma área macia, rosácea e elevada sobre o lugar em que foi sofrida a lesão. Com o tempo, vai se tornando mais esbranquiçado e consistente, e muitas vezes se ramifica, estendendo-se então além dos limites da ferida original.

O melhor tratamento em pessoas que são propensas a queloides é evitá-los, evitando qualquer tipo de ferida desnecessária (incluindo orelha e outras perfurações no corpo). Uma vez formado, existem vários remédios para queloides, mas é importante observar que, quanto mais tempo um queloide tem estado na pele, mais difícil é de tratá-lo.

Remédios caseiros para queloides:
Limpe a área afetada com água e sabão neutro. Em seguida, embeba uma bola de algodão com uma mistura, em partes iguais, de vinagre de maçã e água e aplique sobre o queloide. Realize uma suave massagem e deixe secar por 5 minutos. Execute este remédio várias vezes ao dia durante um mês.

Misture, em partes iguais, bicarbonato de sódio e água oxigenada para conseguir uma pasta lisa e aplique esta sobre os queloides. Deixe por 15 minutos. Enxague com água fria e realize várias vezes ao dia durante um mês.

Misture, em partes iguais, mel e gel de aloe vera e, em seguida, ½ colher de sopa de suco de limão. Bata até que todos os ingredientes fiquem integrados. Aplicar, mediante uma bola de algodão, sobre a área afetada. Deixe no local por 20 minutos e retire com água fresca. Realize este remédio várias vezes ao dia durante um mês. Este remédio ajuda a clarear a pele do queloide e facilita a regeneração da pele.

Esmague um dente de alho fresco e cru e aplique sobre a área afetada. Deixe no local por 15 minutos. Enxágue com água morna. Se desejar, misture com algumas gotas de azeite de oliva para que seu odor não seja tão forte.

Misture 3 colheres de chá de pó de sândalo e ½ colher de chá de água de rosas até formar uma pasta. Aplique sobre a cicatriz queloide e deixe no local por 3 horas. Após esse tempo, retire com água fria. Execute este remédio a cada 2 dias durante um mês. O sândalo é utilizado neste remédio, a fim de reduzir o tamanho do queloide e enxague.

Limpe a área afetada com um sabão antibacteriano suave e seque. Aplique, mediante um bastão de algodão, óleo da árvore do chá 2 vezes por dia. Realize este remédio durante 3 meses. É necessário esclarecer que este remédio resulta mais eficaz nos queloides recém-formados no lóbulo da orelha devido as perfurações para os brincos.

Esmague 4 comprimidos de aspirina ou ácido acetilsalicílico e, em seguida, misture com água até formar uma pasta. Limpe a área afetada e aplique a pasta. Deixe agir por 5 minutos e retire com água fria. Em seguida, aplique algumas gotas de azeite de oliva. Repita este remédio 2 vezes por dia para obter melhores resultados. Não use este remédio se você é alérgico a aspirina.

Misture 3 gotas de óleo de vitamina E e 3 de óleo da árvore do chá e aplique diretamente sobre a área afetada. Realize este remédio várias vezes ao dia durante, pelo menos, 2 semanas.

Corte em fatias 1 cebola pequena e extraia seu suco, mediante pressão, através de uma peneira ou pano. Em seguida, misture com o conteúdo de uma cápsula de vitamina E. Lave a área afetada e seque. Aplique esta preparação e esfregue suavemente sobre a área afetada. Realize este remédio por um mês.

Misture 1 colher de sopa de óleo de amêndoa e ½ colher de sopa de óleo de calêndula. Aplique generosamente no queloide. Limpe o excesso de óleo e deixe atuar por meia hora. Faça este remédio várias vezes ao dia.

Misture, em partes iguais, óleo de coco e óleo de jojoba e, em seguida, embeba uma bola de algodão com esta mistura. Aplique, mediante suaves massagens circulares sobre a área afetada. Este remédio ajuda a suavizar a cicatriz.

Recomendações: Inicie o tratamento de queloides o quanto antes. Evite as perfurações desnecessárias, se possível.
Não exponha ao sol os queloides, já que podem se tornar mais escuros. Visite médico se o queloide sangra ou apresenta dor.

Perguntas e respostas sobre queloide:

O que é acne queloide?
Existe uma variedade de acne juvenil, a chamada acne queloide, que afeta principalmente indivíduos jovens e do sexo masculino. Esta acne se manifesta pelo aparecimento no pescoço e na nuca, de alguns grãos infectados. Tais grãos, de grande tamanho, se multiplicam e convergem até que, finalmente, constituem uma faixa fibrosa no limite posterior do couro cabeludo. Seu tratamento consiste na aplicação de sabonetes e loções antibacterianas, mudança de dieta, antibióticos e, às vezes, cirurgia. Ainda assim é possível que deixem cicatrizes permanentes de aspecto de queloide.

É normal que sangre um queloide?

Não. Os queloides não tendem a mudar de aparência, ulcerar ou sangrar. De modo que qualquer inchaço da pele que manifeste estas características não deve ser considerado um queloide. O mais aconselhável é procurar um médico o quanto antes.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.