quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Dieta contra o envelhecimento


A alimentação equilibrada e saudável é a melhor maneira de cuidarmos da nossa saúde, mediante o consumo de diferentes alimentos que possuem diversas propriedades podemos evitar doenças, manter o organismo em bom funcionamento, evitar o envelhecimento precoce e inclusive rejuvenescer a nossa pele. Então, a seguir vamos falar sobre como deve ser a sua dieta para combater o envelhecimento e se manter saudável.

O envelhecimento é algo natural, mas existem alguns fatores que aceleram o processo como a glicação e oxidação das células. Isto é gerado pelo excesso de açúcar, o estresse, e a toxicidade dos radicais livres.

Mas cabe destacar o fato de que algumas pessoas têm, por exemplo, 40 anos e parecem ter 60, e outras têm 60, mas parecem ter 20 anos a menos. Isto se deve a genética e aos bons hábitos de vida, principalmente uma adequada alimentação.

Neste artigo vamos ver uma dieta contra o envelhecimento que composta por alimentos ricos em certos nutrientes essenciais como antioxidantes, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais.

Alimentação contra o envelhecimento:

Chás ricos em antioxidantes: O chá verde, chá branco, Chá rooibos e chá preto contêm polifenóis, antioxidantes poderosos que protegem as células dos danos dos radicais livres.

Peixes. Os peixes são ricos em gorduras ômega-3, as que possuem um efeito anti-inflamatório capaz de retardar o processo de envelhecimento. O salmão selvagem é um dos que possui maior quantidade de ômega-3, vitamina D e astaxantina.

Verduras de folhas verdes. Acelga, couve ou repolho, as folhas de beterraba e espinafre fornecem nutrientes essenciais para a saúde dos ossos e olhos, e inclusive para prevenir o câncer. A alga spirulina fornece altos níveis de antioxidantes, eficazes contra o envelhecimento prematuro.

Frutos vermelhos e bagas. Possuem uma enorme quantidade de antocianinas, antioxidantes naturais que ajudam a manter a massa muscular e prevenir o câncer.

Ervas aromáticas. A cúrcuma e o alho são as aromáticas que fornecem mais antioxidantes capazes de minimizar o processo de envelhecimento.
Alimentos Que Aceleram o Processo de Envelhecimento:

Açúcar refinado. Este promove o processo chamado glicação, que danifica as células da pele e causa rugas.

Gorduras trans e óleos hidrogenados. São capazes de gerar uma resposta inflamatória no corpo, o que conduz ao envelhecimento prematuro, doenças cardiovasculares e determinados tipos de cânceres.

Álcool. Enquanto um copo de vinho tinto é benéfico devido a sua contribuição do antioxidante resveratrol, os excessos são ruins. O consumo abusivo de álcool aumenta a inflamação dos tecidos e acelera o processo de envelhecimento.

Edulcorantes, aromatizantes e corantes artificiais. Contêm um grande número de substâncias químicas que podem acelerar o processo de envelhecimento.

Os melhores suplementos antienvelhecimento:
Gorduras ômega-3 (óleo de peixe 1000 mg por dia).
Resveratrol (250-500 mg por dia).
Coenzima Q10 (150 mg duas vezes por dia).

Óleos essenciais para prevenir o envelhecimento:
Os óleos essenciais de incenso, alfazema, mirra e sândalo fornecem grandes quantidades de antioxidantes e compostos que ajudam a equilibrar os hormônios e reduzem o dano celular.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.