quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Como fazer um enxague bucal caseiro

A saúde bucal é extremamente importante para o nosso bem-estar e saúde geral. Uma má higiene oral causa diversas condições incômodas e desconfortáveis que sem tratamento podem se tornar doenças crônicas, inclusive levando a perda dos dentes. Para ajudar a cuidar da sua higiene oral, os enxagues bucais podem ser de grande ajuda e a seguir trazemos algumas sugestões caseiras bastante eficazes.

O enxague é uma preparação amplamente utilizada após a escovação dos dentes. Muitas pessoas preferem fazer seus próprios bochechos caseiros, já que os comerciais contêm ingredientes químicos, como álcool etílico, que podem ressecar ainda mais a boca ou deixar a garganta seca.

Os enxagues bucais caseiros podem combater não apenas as bactérias que causam mau hálito, gengivite, doença periodontal, cárie dentária e as aftas e também podem ser usados para acalmar uma garganta irritada, rouquidão e até mesmo ajudam o sistema cardiovascular.

De acordo com pesquisas, os germes que causam desconforto nas gengivas (gengivite) penetram na corrente sanguínea e estimulam a formação de coágulos que causam ataques cardíacos e derrames. Daí a importância de usar os enxagues bucais de forma regular.

No entanto, o enxague não é uma invenção nova, já que o antigo sistema de cura indiano conhecido como Ayurveda, o usava, como remédio curativo, há milhares de anos.

A ayurveda acredita que um bochecho com óleos vegetais melhora o sono e aumenta o poder da mente, clareia os dentes e rejuvenesce as gengivas.

Plantas Usadas Para Fazer Enxagues Bucais Caseiros:

Gel de aloe vera. Esta planta é conhecida por ter propriedades antifúngicas e antibacterianas.

Óleo essencial de bergamota. Esta é uma fruta de cor amarela semelhante a um limão, mas com o tamanho de uma laranja. Seu óleo essencial possui propriedades antissépticas e calmantes.

Óleo da árvore do chá. O óleo da árvore do chá é outro grande curador de usos múltiplos devido as suas virtudes antibacterianas, antissépticas, antivirais e antifúngicas.

Manjericão. Esta é uma erva com um odor forte, mas doce. As pesquisas têm demonstrado que o óleo de manjericão é antiviral, antioxidante, antimicrobiano, e tem propriedades contra o câncer.

Canela. Esta especiaria contém antioxidantes e agentes antimicrobianos e, devido a isso, pode inibir o crescimento de bactérias.

Cravo. Contém propriedades antissépticas e antioxidantes. É importante observar que o óleo de cravo alivia a dor de dente quando aplicado a uma cavidade ou um dente com cárie.

Gengibre. Tem propriedades anti-inflamatórias.

Limão. O suco de limão é adstringente e contrai o tecido ao engolir e combate os germes.

Mel. O mel reveste a garganta e um antibacteriano leve.

Mirra. É altamente adstringente, é uma super-planta no combate a inflamação. Além disso, é antisséptica.

Receitas de Enxagues Bucais Caseiros:
Enxague para o mau hálito ou halitose: Despeje 1 a 2 colheres de chá de cravo em uma xícara de água que esteja quente. Realize vários enxagues depois da escovação.

Enxague para garganta dolorida ou rouquidão # 1: Misture 1 limão em uma xícara de água quente. Dissolva 1 colher de chá de sal em uma xícara de água quente e adicione uma colher de sopa de água oxigenada para matar os germes.

Enxague para garganta dolorida ou rouquidão # 2: Despeje em ½ xícara de água quente uma colher de chá de gengibre em pó; adicione o suco de ½ limão e 1 colher de chá de mel.

Enxague para garganta dolorida ou rouquidão # 3: Coloque 10 gramas de folhas de amora em 100 ml de água. Ferva durante 15 minutos. Coe, adoce com mel e use duas vezes por dia. As folhas de amora contêm tanino, que é tanto antisséptico como antifúngico.

Enxague para gengivite: Faça bochechos com clorofila. É necessário tê-lo na boca por cerca de cinco minutos aproximadamente. Isto ajuda a fortalecer as gengivas fracas e doentes e alivia a dor de dente.

Enxague para gripe (em seu início) # 1: Misture molho de Tabasco em água. O molho picante faz com que você transpire de forma rápida e abre as vias aéreas bloqueadas.

Enxague para gripe (em seu início) # 2: Adicione 2 colheres de chá de tintura de equinácea a uma xícara de água e faça bochechos e gargarejos várias vezes ao dia. Este enxague pode aliviar a dor de garganta própria da gripe e proporcionará ao seu sistema imunológico o reforço que necessita para combater a infecção.

Enxague para laringite: Despeje 1 colher de chá de tintura de mirra em 1 xícara de água. Faça bochechos e gargarejos várias vezes ao dia, pode ser necessário um pouco de esforço, mas funciona muito bem.

Recomendações:
Prepare uma mistura para cada uso. É melhor gastar um pouco e descartá-la do que deixá-la no recipiente, já que pode ser contaminada com bactérias.
Use água quente, tanto quanto você pode tolerar. As preparações frias não são eficazes.
Não engula o material. Você deve cuspir.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.