sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Diabetes e corridas! Tipo de treino e cuidados!

No artigo de hoje vamos falar sobre a diabetes e a atividade física? As pessoas diabéticas podem praticar atividades físicas? Elas podem correr? Se sim, quais são os cuidados que devem tomar? As respostas para estas perguntas vocês conferem agora!

A diabetes é um distúrbio metabólico. Talvez você não saiba, mas o nosso organismo utiliza o açúcar em forma de glicose como uma das fontes de energia, sendo que para que esta energia possa entrar nas células, o pâncreas produz e libera um hormônio chamado insulina, este hormônio é responsável por conduzir a entrada da glicose dentro da célula.

Algumas pessoas têm resistência e/ou um déficit de insulina no organismo e nestes casos acontece um aumento considerável da taxa de glicose provocando uma hiperglicemia, caracterizando, portanto a diabetes.

Infelizmente a diabetes não tem cura, mas existe tratamento para a mesma e quando tratado de forma correta, a pessoa pode levar uma vida normal, claro que contando com algumas pequenas restrições e cuidados quanto à alimentação.

Diabetes e atividade física
Quando a pessoa é diabética e sedentária, ela tende a apresentar complicações quanto à doença, sendo assim, é muito importante que você mantenha-se ativo uma vez que o exercício físico é aliado no controle e combate a diabetes.

Correr é um ótimo exercício desde que seja feito com boa orientação e cuidado. A primeira dica é realizar os exames clínico, geral e cardiovascular e conversar com os médicos que conduzem seu tratamento que você pretende começar a correr.

Quais os benefícios da atividade física para os diabéticos?

Diabéticos podem praticar atividades físicas?

Dicas indispensáveis para diabéticos que praticam atividades físicas

O diabético jamais pode esquecer-se de tomar a medicação no horário correto, principalmente quando estiver adicionando a atividade física a sua rotina. Utilizar uma vestimenta adequada e ter os demais cuidados quanto à hidratação é indispensável para qualquer corredor.

O corredor que tem diabetes deve ter sempre contigo alguma fonte de açúcar durante a corrida. Outra ação indispensável é realizar a medição da taxa de glicemia antes da atividade. Especialistas indicam que a pessoa jamais deve realizar atividades físicas quando a taxa de glicemia apresentar resultados superiores a 300mg/dl.

O controle da intensidade do exercício também é fundamental, sendo assim, o acompanhamento de um profissional de educação física é ainda mais importante no caso de corredores com diabetes. É fundamental medir a taxa de glicemia durante os treinos longos, ou seja, aqueles que ultrapassem 1 hora. Este controle é importante porque a atividade física pode provocar uma queda de glicose no sangue causando uma hipoglicemia.

Quais os benefícios da atividade física para os diabéticos?
O exercício físico aumenta o consumo de glicose e promove uma melhoria na resposta das células a insulina, além de reduzir colesterol ruim, a pressão arterial e aumentar o volume de massa muscular.

Fica bem claro que a atividade física orientada é uma excelente opção para quem sofre de diabetes. Se a pessoa se atentar aos pontos importantes e controlar de forma eficaz, a mesma tende a melhorar e muito a sua qualidade de vida.

Outra dica valiosa que podemos deixar é que o diabético opte sempre por acrescentar atividades aeróbicas como, por exemplo, a natação, a corrida e/ou a pedalada no seu programa de atividades físicas. Estas modalidades promovem benefícios muito mais efetivos diretamente relacionados com o fortalecimento cardiovascular.

Diversas pessoas passam em academias ou demais exercícios físicos por se exercitarem sem orientação correta e controle da glicemia, sendo assim, indique ao seu conhecido que tem diabetes estas informações, certamente você estará ajudando e muito na promoção da saúde desta pessoa.

Infelizmente a falta de informação ainda é a maior causadora de situações de riscos entre os praticantes de atividades físicas, nosso site está repleto de artigos dos mais variados onde indicamos sempre atividade física de uma forma segura, convidamos para continuar em nossas publicações e se inteirar ainda mais deste importante assunto.

Não tenha vergonha de conversar sobre suas dúvidas, principalmente com seus médicos, uma vez que os mesmos conhecem o seu quadro e sua patologia como ninguém. Agrademos pela atenção de todos e esperamos que vocês possam usufruir destas dicas para melhorar ainda mais sua rotina de atividades físicas.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.