sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Reprogramação celular foi usada para reverter o envelhecimento pela primeira vez


Pela primeira vez, cientistas usaram reprogramação celular para reverter o processo de envelhecimento em animais vivos, permitindo que ratos com um tipo de envelhecimento precoce vivam 30% mais do que o grupo controle.

A técnica envolve o uso de células-tronco pluripotente induzida (iPSCs), que permite que cientistas reprogramem as células da pele para o estado semelhante ao embrionário. A partir daí, as iPSCs podem se tornar outros tipos de célula do corpo – e os cientistas mostraram que reprogramar células pode também rejuvenescer criaturas vivas.

“Em outros estudos, cientistas conseguiram reprogramar completamente células para voltarem ao estado de células-tronco. Mas mostramos, pela primeira vez, que ao expressar esses fatores por uma duração curta, você pode manter a identidade da célula enquanto reverte marcas associadas com a idade”, explica o pesquisador Pradeep Reddy, do Salk Institute for Biological Studies (EUA).

A técnica do iPSC foi desenvolvida pelo pesquisador japonês Shinya Yamanaka em 2006, quando ele descobriu que células diferenciadas poderiam ser revertidas para células-tronco embrionárias ao induzir a expressão de quatro genes que são chamados Fatores Yamanaka.

Reprogramação total faz órgãos perderem identidade
Mas introduzir iPSCs em seres vivos pode ser mortal. Pesquisas realizadas em 2013 e 2014 mostraram que fazer isso causa câncer ou até a parada de funcionamento de órgãos porque suas células perderam a identidade.

“Obviamente há lógica nisso. Nas células iPS você reseta o relógio do envelhecimento e volta ao zero. Voltar ao zero, para um estado embrionário, provavelmente não é o que você quer, então você pergunta: até onde quero voltar?”, diz o pesquisador Wolf Reik, da Universidade de Cambridge (Reino Unido).

Reprogramação parcial
Esse pensamento levou os pesquisadores do Instituto Salk a tentar uma reprogramação parcial. Ao invés de induzir a expressão dos Fatores Yamanaka por três semanas – o que leva à pluripotência – eles induziram os genes por apenas dois a quatro dias.

Isso significa que as células retêm sua diferenciação mas vira uma versão mais jovem de si mesma. Por exemplo, a célula da pele continua sendo uma célula de pele, e não volta a ser uma célula-tronco.

Pelo menos esta é a hipótese, e os pesquisadores suspeitam que a reprogramação parcial remova o acúmulo chamado “marcas epigênicas” das nossas células, ou seja, os defeitos que se acumulam em nosso genoma em resposta do ambiente e fatores externos. Através do tempo, essas marcas se tornam cada vez mais fortes, degradando as células e contribuindo para o que conhecemos como envelhecimento.

Experimento com ratos
O experimento do Instituto Salk incluiu ratos com progeria, um distúrbio genético que faz o indivíduo envelhecer rapidamente. Eles receberam o tratamento de reprogramação parcial e viveram por 24 semanas, enquanto animais com sem o tratamento viveram apenas 18.

“É difícil dizer especificamente porque o animal vive mais tempo. Mas sabemos que a expressão desses fatores induz mudanças no epigenoma, e eles causam benefícios em nível celular e também referente ao organismo”, diz uma das pesquisadoras, Paloma Martinez-Redondo.

Além de uma vida mais longa, os animais tratados também tiveram uma melhora na saúde geral, com menos problemas cardiovasculares e de função dos órgãos.

Quando o tratamento era aplicado a animais saudáveis, eles também mostraram melhora na saúde, mas ainda é muito cedo para avaliar se sua longevidade também foi afetada, já que esses animais ainda estão vivos.

Esses resultados são muito promissores, mas são apenas o começo de uma longa pesquisa que pode um dia trazer melhora na qualidade de vida e longevidade humana. Os pesquisadores acreditam que o processo seria muito mais complexo em humanos, mas que testes com humanos podem acontecer nos próximos 10 anos.

A equipe agora foca em desenvolver moléculas que podem imitar os Fatores Yamanaka, para conseguirem rejuvenescer tecidos e órgãos específicos. “Essas substâncias poderiam ser aplicadas em cremes ou injeções para rejuvenescer a pele, músculo ou ossos”, diz o pesquisador Juan Carlos Izpisua Belmonte. [Science Alert]

por Juliana Blume
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.