quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Pólipo endometrial: O que é, sintomas, diagnóstico e tratamento


As mulheres muitas vezes podem sofrer com dores e sangramentos intensos durante os períodos menstruais, estes são típicos sintomas dos pólipos endometriais. Esta condição se caracteriza por protuberâncias anormais que crescem no tecido endometrial, sendo uma causa importante de infertilidade e abortos espontâneos. A seguir vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esta condição e como tratá-la.

O pólipo endometrial é uma protuberância anormal que cresce no tecido endometrial, na cavidade uterina. Em seu interior, contém glândulas endometriais e vasos sanguíneos que respondem aos estímulos hormonais. Estas saliências estão intimamente relacionadas com a infertilidade e o aborto espontâneo.

Quando se produz um crescimento excessivo do endométrio na parte inferior da matriz (útero), podem ser criados pólipos, os quais têm forma de dedo e podem ter desde o tamanho de uma semente de gergelim até o tamanho de uma bola de golfe. Uma vez que se trata de um tipo de crescimento anormal no tecido uterino, é considerado um tipo de tumor, embora a grande maioria deles seja benigna e, geralmente, não acarretam problemas graves.

O pólipo endometrial se apresenta em mulheres com uma frequência que varia de 1% a 3% e seu desenvolvimento aumenta com a idade. É preciso levar em conta que, se aparecem com a menopausa, podem chegar a ser uma importante causa de câncer do endométrio.

Como se forma o pólipo endometrial?
Os pólipos endometriais contêm uma série de vasos sanguíneos e glândulas que respondem aos hormônios gerados de forma natural na mulher, e está demonstrado que aparecem ao proliferar uma parte da camada basal do endométrio. Esta camada basal não sofre mudanças durante o ciclo menstrual nem se desprende durante o período. O pólipo endometrial continua crescendo e se individualizando, porém, durante a menstruação, a camada externa endometrial se desprende.

Embora não se conheça uma causa específica dos pólipos uterinos, se associa a atividade hormonal dos ovários. Também podem ser propensas a estes pólipos as pessoas com pressão arterial alta, obesas, com mais de 40 anos ou anovulantes (que sofrem de ausência de ovulação).

Quais são os sintomas dos pólipos endometriais?
É muito provável que sejam assintomáticos, especialmente quando são muito pequenos. No entanto, à medida que crescem, os pólipos apresentam seu sintoma mais característico: sangramento abundante durante a menstruação, o que conhecemos como menorragia.

As mulheres com pólipos endometriais podem sangrar também entre os períodos e podem ter problemas para ficar ou se manter grávidas (infertilidade). Estima-se que 25% dos sangramentos irregulares estão diretamente relacionados com a presença de pólipos endometriais.
Por Que o Pólipo Endometrial é Uma Causa de Infertilidade?

Os pólipos endometriais estão diretamente relacionados com a infertilidade, uma vez que podem causar abortos espontâneos e obstruir a passagem dos espermatozoides ou impedir a implantação do embrião. Tudo isso dependerá do espaço que o pólipo ocupa na cavidade uterina.

Muitas mulheres com problemas de fertilidade apresentam pólipos endometriais em seu útero, e, embora aqueles que são menores do que 2 cm não afetem as taxas de gravidez, sabe-se que aumentam as taxas de aborto.

Como são diagnosticados e tratados os pólipos endometriais?
Normalmente, é o ginecologista que, mediante um ultrassom vaginal, localiza os pólipos, embora para confirmar este diagnóstico se costume realizar uma ultrassonografia tridimensional. Com este teste, é possível ver o útero em diferentes níveis e em imagens de alta qualidade, ou uma hidrosonografia, que permite ter uma melhor visão dos pólipos, mediante uma solução salina ou soro estéril.

A grande maioria dos pólipos endometriais é extraída, devido ao fato de que sua presença pode dar lugar ao câncer. Geralmente são extraídos por meio de um procedimento conhecido como histeroscopia, que é uma cirurgia menor e ambulatória, que consiste em introduzir um endoscópio dentro da cavidade uterina. Outra forma de eliminar estes pólipos é raspando a cavidade uterina.

Independentemente do processo usado para remover os pólipos, uma vez extraídos, uma pequena amostra é enviada para um laboratório para confirmar se é um pólipo benigno ou não.

Alguma vez você já apresentou pólipos endometriais? Como os identificou e qual foi o tratamento seguido?

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.