quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Zika não precisa de proteína receptora para atacar células do cérebro

Com a ajuda de minicérebros, pesquisadores descobriram que o vírus é capaz de infectar células-tronco neurais mesmo sem proteína receptora.

Vírus da zika (luz azul) se espalha em um modelo tridimensional de um cérebro em desenvolvimento (Foto: Max Salick and Nathaniel Kirkpatrick/Novartis)

Cientistas da Universidade Harvard e do Instituto Norvatis avançaram nas descobertas sobre como o vírus da zika infecta as células neurais em desenvolvimento. Em estudo publicado nesta quinta-feira (1º), eles mostraram que o vírus pode tomar um caminho que não necessita da proteína receptora AXL, uma das hipóteses levantadas por pesquisadores até então.

Essa proteína é abundante na superfície das células capazes de formar vários tipos de outras células cerebrais durante a formação dos bebês, as células-tronco neurais humanas (NPCs, em inglês). Em março deste ano, pesquisadores da Universidade da Califórnia já haviam estudado o quanto esse receptor AXL estava presente e poderia ser a razão pela qual o vírus da zika teria uma atração pelas células-tronco neurais.

Agora, esse novo estudo mostra que a proteína não é a única via de infecção do vírus. Eles usaram células sem AXL e as expuseram ao vírus da zika. O mesmo foi feito com a ajuda de minicérebros --pequenas estruturas neuronais criadas em laboratório -- com as mesmas células. Nos dois casos ocorreu a infecção pelo zika.

“Nossa descoberta realmente recalibra essa área de pesquisa, porque nos mostra que ainda temos que descobrir como o zika está entrando nessas células”, disse Kavin Eggan, co-autor do artigo.

Ajamate Kaykas, do Instituto Norvatis e co-autor da pesquisa, concordou com Eggan. “É muito importante que a comunidade científica saiba que a segmentação da proteína AXL sozinha não vai defender [as células-tronco neurais] contra o zika”.

Esse estudo foi corroborado por um anterior, que fez testes nos cérebros de ratos sem a proteína receptora. Historicamente, as células-tronco neurais são difíceis de analisar em laboratório porque é difícil obter amostras sem danificar o cérebro humano.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.