quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Receita de soro caseiro


A desidratação é um problema sério que afeta milhares de pessoas diariamente, devido a vários fatores. Esse problema precisa ser tratado, pois pode se tornar mais grave ainda, podendo levar até à morte. Mas é claro que em casos mais simples de desidratação, podemos tratar de forma simples e fácil, sem precisar ficar por horas no hospital tomando soro. Isso porque podemos fazer o soro em casa mesmo.

Muito utilizado para desidratação, o soro caseiro tem ajudado, de forma simples, milhares e milhares de pessoas que acabam se desidratando por conta de vômitos, diarreias, calor ou outros fatores. A receita que ajuda a repor os sais minerais perdidos na evacuação, por exemplo, é extremamente simples e todos têm os ingredientes em casa, sem mesmo a necessidade de recorrer às hortas dos vizinhos. A receita só leva sal e açúcar e é bem fácil de fazer.

Mas apesar de simples, a concentração do sal e açúcar presentes deve ser bem medidas, evitando outras complicações. Isso nos incita a fazer um post apenas com o soro caseiro.

Ingredientes do soro caseiro

Soro caseiro

3,5 gramas de sal (uma colher de chá rasa de sal)
20 gramas de açúcar (duas colheres de sopa rasas de açúcar)
1 litro de água, fervida, filtrada ou mineral.
O interessante é manter a proporção de 8 partes de açúcar para uma de sal (pode-se usar tampinhas de refrigerante para dosar, por exemplo: uma tampa de sal e oito de açúcar para um litro de água). Evite super dosagem, principalmente do sal.
Modo de preparar o soro

Para preparar o soro, basta misturar bem os ingredientes com uma colher, até que o sal e o açúcar se dissolvam completamente.

Posologia (como usar o soro)
Se a desidratação é devido vômitos e diarreia, o ideal é beber o soro caseiro aos poucos, logo após ir ao banheiro. Pode-se ir tomando durante o dia, em poucas quantidades.

Cuidados
O Soro Caseiro é uma solução rápida e simples para emergências. É muito importante procurar um médico imediatamente, sobretudo, quando se tratar de crianças e recém nascidos.

Em casos de desidratação mais severa, deve-se fazer um tratamento prolongado e mais específico, que só um médico poderá prescrever.

Como sei se estou desidratado?
A desidratação pode ocorrer em qualquer pessoa, de qualquer idade. Porém, as crianças e os idosos estão mais propensos a sofrerem com este mal. Por isso, é bom ficar atento aos sintomas, especialmente em pessoas nessas faixas etárias.

Os sintomas da desidratação são boca seca, sede em excesso, desânimo e cansaço (nas crianças é fácil observar, pois costumam ser muito ativas, mas quando desidratadas tendem a ficar mais quietas).

A urina também diminui, assim como o suor e as lágrimas. A pele pode ficar seca e a desidratação também pode causar dores de cabeça. Pode ocorrer também a prisão de ventre, assim como tonturas e vertigens.

Em casos mais severos, esses sintomas podem ser mais agudos, causando até febre e desmaios. Um médico deve ser consultado imediatamente.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.