sábado, 31 de dezembro de 2016

Como identificar e baixar a Testosterona na Mulher

A testosterona é um hormônio que embora seja, normalmente, mais alto nos homens, também é encontrada na mulher em menores quantidades.

A mulher pode desconfiar que tem muita testosterona na corrente sanguínea quando apresenta sintomas tipicamente masculinos como presença de pelos no rosto e voz mais grave. Estes podem surgir em qualquer fase da vida devido a problemas de saúde ou quando a mulher está tomando algum suplemento de testosterona. Caso este aumento seja causado pela suplementação, o médico pode reduzir sua dosagem, normalizando assim a concentração de testosterona na mulher.

Qualquer aumento anormal de testosterona pode estar relacionado a alterações ovarianas como a presença de ovários policísticos ou câncer ovariano, e deve ser investigada por um ginecologista.


Sinais do excesso de Testosterona na Mulher

Alguns sinais que podem indicar o aumento da testosterona na mulher são:

Aumento de pelos corporais, inclusive com crescimento de pelos no rosto e no peito;
Ausência de menstruação ou irregular;
Pele oleosa e aumento da acne;
Abortos espontâneos;
Queda de cabelo semelhante a calvície dos homens;
Mudança na voz, ficando mais grave;
Diminuição da mama;
Aumento do clitóris;
Alterações da ovulação que levam à infertilidade.

Para confirmar que a testosterona está aumentada na mulher além de observar o surgimento destes sinais deve-se realizar um exame de sangue que indica a quantidade total do hormônio. Os exames da testosterona podem ser:

17-α-hidroxiprogesterona que deve estar entre 20 e 172 ng/dL;
Testosterona total que deve estar entre 0,2 e 1;
Testosterona livre que deve estar entre 0,3 e 2,5 pg/dL;
SDHEA que deve estar entre 35 e 430 mcg/dL.

Embora os exames sejam úteis para indicar a quantidade do hormônio no corpo feminino eles podem ser pouco específicos e nem sempre são confiáveis e por isso o médico nem sempre os solicita, indicando o tratamento apenas pelos sintomas apresentados. O exame CA 125 é útil para indicar se é um tumor ovariano que está presente e que está levando ao aumento da testosterona.

Como diminuir a testosterona na Mulher
O tratamento para normalizar os níveis de testosterona na mulher podem incluir a diminuição ou interrupção da suplementação de testosterona, se a mulher estiver seguindo este tratamento, ou pode ser feito com a suplementação de hormônios femininos como o estrogênio para equilibrar os níveis hormonais na mulher. Uma boa opção é a toma da pílula anticoncepcional.

Também é possível diminuir esse hormônio de forma natural, tomando chá verde diariamente e adotando alimentos integrais e diminuindo o consumo de carboidratos como arroz, macarrão, batata e pão branco. Fazer exercícios regularmente e diminuir o stress diário também é importante para regular os hormônios femininos sem ter que recorrer a medicamentos.
Causas do excesso de testosterona na Mulher

A produção excessiva de testosterona pelos ovários femininos pode ser consequência da Síndrome dos Ovários Policísticos, câncer ovariano ou hiperplasia adrenal congênita, por exemplo.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.