segunda-feira, 14 de junho de 2010

Checkups de rotina: Visitar o médico e submeter-se a exames periódicos são uma questão de prevenção e cuidado com a saúde

Quando o assunto é uma visita ao médico, é melhor mudar de assunto. Isso é o que acontece com a maioria das pessoas que apresentam um quadro de saúde estável, sem sintomas aparentes de qualquer doença ou distúrbio. Muitas se negam a reconhecer a importância dos exames de rotina periódicos e, conseqüentemente, estão ausentes dos consultórios por muito tempo.

Os checkups periódicos são fundamentais na medida em que proporcionam ao paciente tirar dúvidas com o médico e ficar sabendo se sofrem de algum problema de saúde desconhecido. Algumas doenças como pressão alta ou câncer podem não apresentar sintomas na fase inicial, mas os exames são capazes de detectá-los. Ao contrário do que muitos proclamam: quem procura acha, os exames de rotina são uma questão de prevenção e cuidado com a saúde. Cada qual com suas características, periodicidades, sexo e idades recomendadas.

Fazer uma dosagem dos níveis de colesterol a cada cinco anos é o ideal. Nessa dosagem deve estar incluída a medida do nível do HDL. O Papanicolau (que identifica câncer de colo de útero) deve ser realizado anualmente, feito a partir dos 18 anos, ou abaixo desta idade quando houver atividade sexual. A pesquisa de Glaucoma é recomendada mais precocemente para indivíduos de raça negra. Deve ser realizado de dois a três anos a partir de 40 anos. As possibilidades e maneiras de prevenir doenças são muitas. Vale um bate-papo com o médico para seguir suas orientações e realizar os exames adequados ao seu perfil.
www.fibromialgia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.