quarta-feira, 30 de junho de 2010

Treinamento Funcional!

Para as pessoas que querem emagrecer e tonificar a musculatura. Confira!Este treinamento já vem sendo bastante utilizado nos Estados Unidos e há algum tempo chegou ao Brasil como um grande diferencial na preparação física de atletas e pessoas interessadas em apenas melhorar seu condicionamento físico e saúde.

Toda novidade sempre traz consigo muitas dúvidas, por esse motivo, vai um esclarecimento do que realmente é o Treinamento Funcional.
Do dicionário Houaiss: “Função: uso a que se destina algo, qualidade, emprego...”

“Funcional: algo que foi concebido e executado para ter maior eficácia nas funções que lhe são próprias.”

Treinamento Funcional: “Convergência das habilidades biomotoras fundamentais para a produção de movimentos eficientes.”
Deixando a semântica de lado, afirmo que Treinamento Funcional é aquele que não treina apenas o músculo, mas também a sua função, leva em conta as características de cada indivíduo e de suas atividades cotidianas.

Torna o indivíduo apto para determinada função. A força é realizada de forma coordenada, com equilíbrio e velocidade, tudo isso da forma mais parecida possível com os movimentos exigidos por uma prática esportiva (futebol, atletismo, tênis,etc) ou mesmo nas atividades diárias do indivíduo (brincar com uma criança, carregar caixas, subir escadas, etc).

Por isso, para a escolha dos exercícios deve-se levar em conta a especificidade da atividade principal, o nível de transferência do exercício para a atividade, ter variação (aumentar a dificuldade de acordo com a evolução do praticante) e a individualidade (cada praticante terá uma exigência diferente).

O Treinamento Funcional prima pela segurança, visa o fortalecimento do CORE (músculos responsáveis pela manutenção da postura) e pode ou não ser realizado sobre bases instáveis (discos, bolas, etc).

Para as pessoas que querem emagrecer e tonificar a musculatura,
esse treinamento se mostra bastante eficiente, uma vez que num único exercício temos a contração de vários grupos musculares, o que torna o gasto calórico maior, a musculatura fica tonificada (aumenta o metabolismo basal), porém sem grandes hipertrofias (aumento do volume muscular) e como respeita a individualidade do praticante, qualquer pessoa pode realizar, basta apenas adequar a cada necessidade e capacidade.

É um excelente complemento aos treinos de musculação tradicional, na reabilitação de lesões (melhora a propriocepção das articulações), na preparação física de atletas e no fortalecimento muscular e cognitivo de idosos (ficam preparados para suas atividades diárias, diminui o risco de quedas).

Alguns equipamentos utilizados no treinamento: o peso do próprio corpo, exercícios suspensos, faixa elástica, disco sit, bola suíça, medicinebol e kettle Bell.

Experimente, tenho certeza que você vai gostar, pois além de ser um treinamento eficiente, é divertido e motivante.
EMEX
Fonte: Clóe Celentano Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.