quarta-feira, 23 de junho de 2010

dIABETES: Seus pés merecem o máximo de atenção e proteção



Fonte: www.comunidadediabetes.com.br


Entre as complicações crônicas que acometem mais rapidamente aquelas pessoas que não fazem um controle adequado de seus níveis de glicemia no sangue, está o pé diabético.

A prevenção passa a ser imprescindível para evitar esse tipo de complicação do diabetes, pois como se sabe, pode levar a danos irreparáveis, como por exemplo a amputação dos membros inferiores.

Para o médico ortopedista e fisiatra Dr. José Norberto Giordano, as pessoas com diabetes no decorrer do tempo costumam apresentar problemas circulatórios nos membros inferiores. Neste caso, além de o paciente receber acompanhamento de um cirurgião vascular, ele deve estar atento para alguns cuidados extras: "é muito comum que a perda da sensibilidade nas pernas e nos pés o impeçam de perceber o início de uma infecção, por exemplo.

Por isso, é vital estar atento às mínimas ocorrências.

Infelizmente, os pacientes não procuram ajuda médica tão logo percebem algum problema, deixando a situaçãose agravar. Só então recorrem ao pronto-atendimento hospitalar. Na maioria das vezes, se tivesse sido constatado no início, poderia se evitar os casos extremos como a amputação", alerta.

O uso de bebidas alcoólicas, o cigarro, a hiperglicemia e a obesidade podem contribuir para o aparecimento precoce da neuropatia diabética, o Dr. Giordano revela:

"não fumar e fazer um bom controle de seus níveis glicêmicos são as duas principais armas para evitar as complicações. Procure ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos com regularidade, sempre com orientação do seu médico e de um nutricionista. Com certeza esses cuidados poderão lhe proporcionar melhor qualidade de vida".

PRINCIPAIS CUIDADOS COM O PÉ DIABÉTICO

Inspecionar pernas e pés frequentemente. Caso não seja possível, peça para alguém da família ajudar.

Fissuras, rachaduras e micoses de unha são uma porta de entrada para infecções, devendo ser tratadas desde o início.

Toda deformidade óssea e/ou muscular deve receber acompanhamento médico.

Quem tem diabetes deve ser bastante criterioso na escolha dos calçados, que devem ser confortáveis e garantir estabilidade. Sapatos que provocam bolhas, joanetes, calosidades ou deformidades devem ser substituídos imediatamente.

Evitar passar muito tempo em pé ou sentado, para não comprometer ainda mais a circulação das pernas e provocar complicações. O ideal é que a pessoa faça pausas pequenas e caminhadas para ativar a circulação sangüínea.

O que se deve e o que não se deve fazer

Sapatos e meias de tamanho inadequado podem causar bolhas, feridas, alterações nos dedos e calos.

Sempre use meias de algodão e sapatos.

Os pés devem estar limpos e secos antes de calçar as meias.

Troque as meias todos os dias.

Verifique se há pedras ou partes ásperas nos sapatos antes de calçá-los.

Use sapatos com cadarços.

Acostume-se aos sapatos novos gradualmente - use-os de 1 a 2 horas por dia.

Compre sapatos novos no final do dia, quando seus pés estão inchados.

Nunca caminhe com os pés descalços em ambientes externos ou internos, nem mesmo na praia.

Meias não devem ser excessivamente apertadas ou grandes.

Não use meias com furos ou que tenham sido remendadas.

Não utilize chinelos de dedo.

Não use sapatos abertos ou com salto.

Por Iris Nunes Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.