terça-feira, 1 de junho de 2010

Quem escova pouco os dentes tem mais risco de sofrer doença do coração

 
As pessoas que não escovam os dentes ao menos duas vezes ao dia têm mais chances de desenvolver doenças cardíacas. A conclusão é de uma pesquisa feita com 12 mil pessoas na Escócia, que indicou que aqueles que não cuidavam bem dos dentes tinham 70% mais riscos de problemas no coração, em comparação com aqueles que faziam bem a higiene dental – como comparação, o índice para quem fuma é de 135%.

Richard Watt, da University College, em Londres, diz que as pessoas com infecções de gengiva também correm mais riscos de desenvolver problemas cardíacos e também de ter diabetes, em razão de inflamações no corpo, incluindo na boca, terem influência no entupimento das artérias.
O pesquisador diz que, apesar de apenas 555 pessoas terem sofrido ataques cardíacos ou problemas coronários no grupo estudado, a influência da escovação foi significativa, mesmo levando em conta fatores como a classe social, o tabagismo e o histórico de doenças cardíacas.
– Obviamente fatores como o fumo e má alimentação são os principais fatores para doenças cardíacas. Mas, mesmo controlando esses hábitos, ainda há uma relação entre uma medida simples como escovar os dentes e a saúde do coração.
No século 19 havia uma teoria de que infecções bucais causavam doenças em todo o corpo. Por causa disso, a prática era arrancar os dentes de todo mundo, diz o pesquisador. Ele diz que a medida era “exagerada”, mas que escovar os dentes ao menos duas vezes ao dia é uma boa ideia.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.