terça-feira, 21 de setembro de 2010

Como parar de fumar e não perder o controle da alimentação?

Parar de fumar
Fonte: Bemstar

Diferente dos costumes antigos, na qual fumar era uma forma de demonstrar poder, inclusão social e de ser descolado. Atualmente esse hábito vem sendo considerado “demodê” – fora de moda. E muitas pessoas tentam de forma errada e compensando na alimentação vencer este vício.

Quando a pessoa resolve parar de fumar tende a ocorrer uma melhora no olfato e no paladar, por isso o apetite parece aumentar. Na verdade, o organismo retoma a vontade de comer certos alimentos ou de comer mais, já que o sabor reaparece na ausência da nicotina.

Para muitos, o cigarro é usado como um suporte para momentos de tensão, irritação, preocupação, etc. Quando você para de fumar, a comida pode, de forma inconsciente, tomar o lugar da nicotina. Além disso, muitos ex-fumantes substituem a pausa no cigarro por uma pausa na comida. E começam a beliscar mais ou comer mais doces e chocolates. É uma maneira de suprir a falta que sentem como se fosse uma busca por uma gratificação oral.

Mesmo assim, é importante lembrar que nem os lanches, nem o cigarro deve ser usado como solução de problemas emocionais. Substituir um pelo outro não é, definitivamente, um hábito saudável. O que é indicado fazer é incluir atividade física e planejar sua alimentação neste momento.

Caso não consiga a recuperar sozinho o bom hábito alimentar, procure ajuda de um nutricionista. Parar de fumar deve ser encarado como algo positivo para a melhor qualidade de vida e não de um martírio para o controle de peso.

Por Fernanda Lage


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.