quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Hipotireoidismo: mais comum do que se pensa




Fonte: lindaecheirosa.com
08.09.2010


Ganho de peso com facilidade, moleza pra fazer as coisas, sensação de frio fácil, pele seca e descamando, intestino preso, cabelo caindo demais, pés inchados… Esses são sinais e sintomas muito comuns, que aparecem isolados ou todos. Podem ser explicados por uma série de coisas… Acho que se deixar, todo mundo fala que tá sempre cansado, que engorda fácil, etc, rsrsrs ! Podem também constituir o quadro clínico de uma condição nada rara: o hipotireoidismo. O hipotireoidismo tem mais de uma forma; algumas mais complexas só podem ser tratadas pelo endocrinologista. Mas a forma mais comum é a disfunção da própria glândula tireóide. Ela passa a produzir pouco o hormônio (tiroxina), que tem funções inportantíssimas para nós.

Em mulheres jovens saudáveis o diagnóstico é comumente dado pelo ginecologista, afinal, o exame ginecológico é o único de “rotina” que temos que fazer. Às vezes é descoberto por acaso, quando a pessoa ainda não tem sintomas.

A vantagem é que tem tratamento. O do tipo mais comum de hipotireoidismo é feito tomando um comprimido do hormônio da tireóide todos os dias; seu médico inicia uma dose e vai aumentando com base na resposta do seu corpo. Poucas coisas têm um tratamento assim tão simples e eficaz. O chato é que o tratamento vai ser pra vida toda. Mas com certeza vale a pena, olha só: hipotireoidismo, além de todas as coisas chatas que causa, aumenta a chance de ter coisas piores, como pressão alta e até linfoma de tireóide (dependendo da causa).

Um comentário:

  1. Eu tenho hipotireoidismo e vou fazer a gastroplastia será que depois das minhas taxas normalizarem com a perda de peso a minha tireoide tb irá normalizar? Ou vou ficar na medicação para o resto da vida? Obg...

    ResponderExcluir

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.