quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mais peso depois da dieta? A culpa pode ser dos genes





Estudo espanhol indica que níveis de hormônios do apetite podem influenciar no ganho de peso depois do regime

The New York Times | 14/09/2010 12:03
Foto: Getty Images
Balança: a culpa pelo ganho de peso pode estar no perfil genético



Dependendo de seu perfil genético, algumas pessoas em dieta podem ser mais propensas do que outras a voltar a ganhar os quilos eliminados ao longo do regime, segundo um novo estudo espanhol.

Uma combinação específica de hormônios relacionados ao apetite, como a leptina e a grelina, aparentemente predispõe alguns indivíduos a ganhar peso mesmo depois da dieta. A conclusão da pesquisa foi publicada pela autora do trabalho, a espanhola Ana Crujeiras, do Complexo Hospitalar Universitário de Santiago, na Espanha, na mais recente edição do periódico especializado Jornal Clínico de Endocrinologia e Metabolismo.

A conexão entre os hormônios do apetite e a perda de peso no longo prazo foi estabelecida a partir do trabalho feito com 104 mulheres e homens com sobrepeso ou obesos, todos participantes de um programa de dieta de baixas calorias, com duração de oito semanas.

Antes da dieta, durante o regime e cerca de quatro meses depois do programa, Crujeiras e sua equipe mediram o peso e os níveis de grelina, leptina e insulina no plasma sanguíneo dos participantes. Os que tinham níveis altos de leptina e níveis baixos grelina antes de iniciar a dieta foram mais propensos a readquirir os quilos perdidos depois de terminado o programa.

Leia também

* Caem os mitos da dieta
* Os perigos das dietas das musas

“Acreditamos que essa pesquisa pode ajudar profissionais de nutrição e endocrinologia a identificar quais pessoas precisam de programas de emagrecimento mais especializados, que possam garantir o sucesso em manter o corpo sem os quilos perdidos com a dieta” disse a cientista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.