quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Para que o sarampo não assuste

23 de setembro de 2010
SAÚDE
A Noticia
Postos de Joinvile já oferecem vacina contra o vírus, mas cobertura está baixa

Os postos de saúde de Joinville disponibilizam vacina contra o vírus causador do sarampo, doença que estava controlada no País há dez anos, mas que voltou a preocupar com caso suspeito em Videira, no Meio-oeste, e outros confirmados no Rio Grande do Sul e no Pará. Segundo a responsável técnica pelo setor de imunização da 23ª Regional de Saúde de Joinville, Vera Lúcia Freitas ressalta que em Joinville, a maioria das pessoas que busca informações sobre o sarampo são jovens e adultos que ainda não tomaram a vacina.

“Nosso objetivo é fazer uma grande cobertura vacinal na região e alcançar a população que ainda não foi protegida”, afirma. Segundo ela, os novos casos de sarampo são de pessoas que não tomaram a vacina anteriormente. “Durante o tempo em que o vírus foi controlado, diversas campanhas foram feitas para evitar a contaminação. Quem não tomou a vacina durante esse período não ficou protegido e provavelmente, foi atingido”.

Nas cidades da região de Joinville, o percentual de cobertura da vacinação ainda está abaixo do registrado em 2009, quando não havia alerta sobre a doença. Ainda assim, uma das enfermeiras da Secretaria de Saúde de Joinville, Geórgia Sepka, afirma que a procura nos postos tem sido grande. “A maioria são adultos. É importante que as pessoas que ainda não foram vacinadas procurem a dose. Dessa forma, a população estará segura.”

Para que a proteção seja completa, são necessárias duas doses. A primeira vacina é dada a crianças de um ano e a segunda dose, aos quatro anos. A doença, típica da infância, pode trazer conse- quências graves se não tratada (inclusive surdez). Quem apresentar sintomas deve notificar a vigilância de saúde imediatamente.

“Por meio de um exame de sangue, é possível identificar se o paciente está com sarampo. O próximo passo é evitar contato com outras pessoas para não disseminar o vírus, e tomar as medicações”, afirma Geórgia.


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.