quinta-feira, 19 de maio de 2011

AIDS: Nova técnica impede que o vírus do HIV se multiplique

Cientistas do Beckman Research Institute, nos Estados Unidos, conseguiram desenvolver em laboratório uma combinação de moléculas de RNA que, quando aplicadas no sangue dos camundongos, procuram e invadem as células infectadas pelo HIV, preservando as células saudáveis. Também conhecida por seu termo inglês, ácido ribonucléico, a molécula RNA, como o DNA, ácido desoxirribonucléico, são substâncias químicas das quais são feitos os genes e estão envolvidas na transmissão dos caracteres hereditários e na produção de proteínas. As proteínas são os principais compostos constituintes dos seres vivos e estão em produção constante pelas células sob ordem dos genes.

As moléculas combinada de RNA, desenvolvidas pelos cientistas, se une à cápsula que envolve o HIV assim que localiza as células doentes, e inicia um processo de degradação do vírus. Os resultados foram publicados pela revista Science.

A nova técnica desenvolvida pelos pesquisadores americanos para combater a multiplicação das células infectadas pelo HIV demonstrou ser promissora no controle do vírus em camundongos.

Os pesquisadores deixaram os ratos imunodeprimidos, ou seja, capazes de suportar as doenças sem se deixarem afetar e injetaram células humanas saudáveis e, depois, o HIV.

Houve forte queda nas concentrações de HIV, indicando um bloqueio da multiplicação do vírus.

Foi a primeira vez que um grupo conseguiu realizar essa experiência em células vivas em um animal. Os resultados podem vir a ser aplicados não só a AIDS, mas também a doenças como o câncer.
Por Yasmin Barcellos
equipebemstar


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.