terça-feira, 31 de maio de 2011

Palavras cruzadas aumentam o raciocínio

Pesquisas comprovam benefícios de jogos de agilidade mental.

Diz um antigo ditado que não se ensina truques novos a um cão velho. Porém o ser humano, quanto mais exercita o cérebro _ resolvendo palavras cruzadas, por exemplo, mais terá agilidade mental. Tal passatempo, , assim como charadas e problemas lógicos, induz ao uso das habilidades matemáticas e lingüísticas.

Num artigo recente do jornal New York Times, o neurologista Oliver Sacks destacou a capacidade de o cérebro sempre aprender coisas novas. Embora a aprendizagem seja mais fácil na infância, o cérebro não para de se desenvolver, mesmo em idade avançada, escreveu. Toda vez que praticamos uma antiga habilidade ou aprendemos uma nova, as conexões neurais se reforçam e, ao longo do tempo, os neurônios criam mais conexões com outros neurônios.Toda vez que praticamos uma antiga habilidade ou aprendemos uma nova, as conexões neurais se reforçam e, ao longo do tempo, os neurônios criam mais conexões com outros neurônios.

De acordo com o psicólogo Paulo Rogério Morais, mestre em psicologia pela Universidade Federal de São Paulo(Unifesp) e professor da Universidade Federal de Rondônia(Unir), resolver palavras cruzadas é atividade recomendada por clínicos que tratam de pacientes com mal de Alzheimer e na reabilitação neurocognitiva. Esta indicação se baseia na constatação de que essa atividade exige memória, planejamento, linguagem, atenção e, tal como um músculo, o cérebro também precisa ser exercitado para se manter saudável, diz.

O professor de Neurofisiologia Avelino Leonardo da Silva, da Universidade Estadual Paulista(Unesp), explica que, quando uma pessoa tenta encontrar a palavra que caiba no numero de quadrinhos estabelecidos, tal esforço faz com que as ramificações dos neurônios cresçam, permitindo maior contato entre essas células do cérebro. Essas conexões contribuem para formar novas vias de passagem do impulso nervoso, tornando-o mais rápido de uma área cerebral para outra e melhorando nossa capacidade intelectual, explica.
Revista 7 dias com você nº 413 pg. 27


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.