domingo, 1 de maio de 2011

Infecções nos ouvidos podem ser causadas por doenças respiratórias




Por Lais

Infecções nos ouvidos podem ser causadas por doenças respiratóriasAs infecções que acometem os ouvidos, denominadas otites, podem atingir o ouvido externo ou médio e podem ser classificadas em agudas ou crônicas conforme a evolução e o período de duração do processo inflamatório. “As causas são variadas. As otites podem surgir a partir de doenças que atingem as vias respiratórias, pelo uso de cotonoides e excesso de umidade”, afirma Rita de Cássia C. Guimarães, otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR e coordenadora do Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido de Curitiba (GAPZ).
A otite externa está ligada a proliferação de bactérias, em especial quando o indivíduo toma banhos na piscina ou no mar e entra água nos ouvidos. “Lesões causadas pela inserção de objetos também podem facilitar o surgimento de infecções. O uso de cotonoides, por exemplo, pode empurrar cerume para o interior do canal auditivo, provocando a retenção de água e provocando o desenvolvimento de bactérias e fungos prejudicando ainda mais a saúde dos ouvidos”, esclarece.
Já a otite média é a inflamação da mucosa do ouvido médio, normalmente acompanhada de acúmulo de secreção no seu interior e febre. Mais comum nas crianças, a patologia é dolorosa, já que os ouvidos ficam inflamados. “Ela pode surgir com doenças como gripe, sinusite, hipertrofia das amígdalas e da adenóide e rinite alérgica, que congestionam as vias aéreas superiores. Neste caso o tratamento deve contemplar a infecção respiratória também”, explica à especialista.
Segundo Rita de Cássia, para evitar que as otites afetem os ouvidos há algumas recomendações fundamentais, como o uso de protetores auriculares ao entrar em piscinas, rios ou mar para nadar na otites crônicas. “Tratar as secreções nasais para evitar o acúmulo causado por gripes e resfriados é indicado principalmente para as crianças, que estão mais suscetíveis a este tipo de doença devido ao sistema imunológico estar em um período de desenvolvimento”, observa.
Uma boa dica para as mães que estão no período de amamentação é evitar alimentar o bebê deitado, já que esta posição favorece a entrada de secreções no ouvido da criança. “Secar a orelha com cuidado após o banho, evitar receitas caseiras para curar dores de ouvido e procurar um médico assim que surgirem dores, coceiras intensas ou alguma alteração na audição garante uma boa saúde para os ouvidos”, finaliza.
http://www.corposaun.com
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.