quinta-feira, 19 de maio de 2011

Roncar eleva risco de doença cardíaca

Por Mondarto

O ronco crônico pode trazer mais prejuízos à saúde do que o simples incômodo barulho. De acordo com cientistas, até três quartos dos roncadores sofrem de apneia do sono, que causa interrupções na respiração ao longo da noite. A apneia eleva o risco de doenças cardíacas, derrames e hipertensão.

Alguns especialistas ao serem procurados pelos roncadores em busca da cura são frequentemente aconselhados a dormir de lado, e não de barriga para cima, de forma que a base da língua não se desloque para o fundo da garganta, estreitando as vias aéreas e obstruindo a respiração. Para algumas pessoas, porém, alterar a posição de dormir pode não fazer tanta diferença.

Os cientistas classificam os roncadores em dois tipos: os que roncam apenas quando dormem de barriga para cima e os que roncam em qualquer posição.

Um estudo que examinou mais de 2 mil pacientes de apneia do sono, conduzido por pesquisadores de Israel, descobriu que 54% eram “posicionais” ou seja, roncavam apenas quando dormiam de costas. O restante era “não-posicional”.

Outros estudos mostraram que o peso também tem um papel importante. Num amplo estudo publicado em 1997, os pacientes que roncavam ou sofriam de anormalidades de respiração apenas quando dormiam de costas eram geralmente mais magros, enquanto seus equivalentes não-posicionais costumavam ser mais pesados ou obesos. O grupo com sobrepeso, segundo os autores, demonstrava um sono pior e mais fadiga durante o dia.

Em seguida, os pesquisadores avaliaram os pacientes obesos e verificaram que a apneia melhorava quando eles perderam peso. Segundo a Fundação Nacional do Sono nos Estados Unidos, para aqueles com sobrepeso, emagrecer geralmente é a melhor forma de curar a apneia do sono e acabar com os roncos de vez.

Todos os trabalhos chegaram a conclusão que dormir de lado pode ajudar a diminuir os roncos, mas pessoas com sobrepeso não sentirão grande diferença se não emagrecerem.
http://www.corposaun.com/


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.