sexta-feira, 13 de maio de 2011

Nova droga contra obesidade é aprovada pelos médicos

Por Mondarto
A indústria farmacêutica está apostando numa nova droga para combater a obesidade. O medicamento que combina uma substância anticonvulsiva e um derivado da anfetamina foi testado em um estudo com mais de 2.400 pessoas que apresentavam obesidade ou sobrepeso e que tinham pelo menos duas doenças associadas, como hipertensão e diabetes.


A pesquisa foi conduzida pela Universidade Duke, nos Estados Unidos, e financiada pelo laboratório Vivus, que aguarda a aprovação do medicamento pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora americana.

Os participantes foram divididos em três grupos e acompanhados durante 56 semanas. No grupo que tomou a dose maior da droga, a perda de peso média foi de 9,8%. No grupo que tomou a dose menor, a média foi de 7,8%. Já no grupo placebo, que só se submeteu a um programa de dieta, a média da perda de peso foi de 1,2%.

Os endocrinologistas acreditam que a medicação é a nova promessa no combate à obesidade. Mas, segundo o clínico-geral Paulo Olzon, da Unifesp, a droga pode causar dependência. Para ele, ainda há falhas na metodologia do trabalho. E afirma que o estudo não justifica os critérios que usou para determinar os efeitos colaterais.

Olzon afirma, também, que o remédio pode causar dependência, já que a pessoa pode se condicionar psicologicamente a emagrecer só por meio do remédio.

O médico Alfredo Halpern, chefe do grupo de obesidade do Hospital das Clínicas, afirma que a associação das duas drogas é “uma excelente opção”.

Ricardo Meirelles, membro da Sociedade Brasileira de Endocrionologia e Metabologia, defende o remédio e afirma que os emagrecedores que conseguem causar mais do que 5% de perda de peso são promissores. E esse beirou os 10%, reforça.

Os efeitos colaterais já observados para essa associação de drogas incluem insônia, irritabilidade, depressão, dor de cabeça e tontura.

O estudo foi publicado na edição virtual do periódico Lancet.
http://www.corposaun.com


http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.